Um dia, a lagarta para de comer, fica pendurada de ponta-cabeça em um pequeno galho ou uma folha e tece um casulo sedoso ao seu redor ou se transforma em uma crisálida brilhante. Dentro de sua cápsula protetora, a lagarta transforma radicalmente seu corpo e depois de certo tempo emerge como borboleta ou mariposa.
Na verdade ocorre a transformação de um ser em outro, a lagarta "vira" uma borboleta. Dizemos que a lagarta é a fase larval (a criança) das borboletas e mariposas.
Genoma da borboleta determina suas cores e camuflagem, diz estudo | Natureza | G1. Espécie amazônica imita outras por ter mesmo padrão genético. Sequência de DNA determina cores que afasta predadores.
A borboleta Idea leuconoe, nativa da Ásia, é amarela-clara ou branca-suja, com linhas e pontos negros. Mas a sua crisálida – a custódia rígida que protege a lagarta durante sua transformação final em borboleta – é de uma cor dourada brilhante.
A asa da borboleta apresenta determinada coloração e determinado padrão por conta de um fenômeno físico. A estrutura das asas da borboleta apresenta escamas em escala micrométrica, dispostas de forma periódica, como ocorre em um telhado, em que cada escama seria uma cerâmica e a asa como um todo seria o telhado.
As Cores das Borboletas e suas simbologias:
Ver uma borboleta na casa ou na natureza pode ser um sinal de transformação, uma vez que essa pequena criatura é um dos seres que melhor representa o ato de se renovar. Por essa razão, o privilégio de observar uma borboleta é a oportunidade de refletir sobre a mensagem espiritual acerca da transformação.
Borboletas representam alegria, liberdade, criatividade e mudança. Seus poderes transformadores também simbolizam a transformação e a evolução da alma. Quando você vê uma borboleta em seus sonhos ou na realidade, isso pode ser considerado uma mensagem.
O laranja simboliza a renúncia dos prazeres. Por isso, é a cor utilizada nas vestes dos monges budistas. Simboliza também permanência e fidelidade, na medida em que, em Roma, era a cor dos vestidos das noivas. Além disso, essa cor partilha da simbologia do amarelo e do vermelho.
A entrada para as borboletas é a abertura entre a base e o cilíndrico de filo, medindo 3 cm em altura, onde é colocado um prato com isca de banana fermentada. Para a coleta destas brocas, utiliza-se de armadilhas de impacto de vôo (BERTI Filho & FLECHTMANN, 1986).
Em um aquário, pote de vidro ou garrafa pet cortada, coloque o solo no fundo, e acrescente as folhas e os galhos. Depois, adicione a lagarta, e tampe o recipiente com filó ou material semelhante. É importante frisar que o animal deve permanecer em ambiente livre de sol, chuvas e também do ar-condicionado.