Como Fazer Kefir de Água Junte os grãos com a água e o açúcar dentro do pote já esterilizado, tampe com o pano e o elastico. Leve para fermentar por 24 horas, em um lugar escuro e fechado. Depois é só coar passando por uma peneira não metalica, voltar os grãos para o vidro já limpo e esterilizado.
Meu kefir coalhou, o que pode ser? O kefir talhado nem sempre é um sinal de que ele estragou. Uma das possíveis causas é a desproporção de grãos e leite ou água e açúcar: muito líquido para poucos grãos ou ao contrário. Um kefir muito azedo, por exemplo, pode significar que há muitos grãos para pouco líquido.
Depois de congelado ou desidratado o Kefir precisa ser ativado. Se congelado, retire do freezer e deixe descongelar em temperatura ambiente. Jamais tente acelerar o processo de descongelamento dentro do microondas ou adicionando líquido quente, isso irá matar os grãos de Kefir.
Faça esse processo por 7 dias e veja como os grãos se comportam. Embora os grãos de Kefir de Leite geralmente se multipliquem, não podemos garantir que eles irão. Se eles crescem, dependendo do ambiente de cultivo. Mesmo que não, ainda são perfeitamente viáveis para a cultura e extremamente saudáveis.
Numa tigelinha, misture as duas colheres de chá de iogurte (ou o fermento lácteo) com um pouquinho de leite para diluir. Despeje esta mistura no litro de leite já resfriado a 45°C, mexendo bem para misturar completamente. Leve à sua iogurteira e siga as instruções do fabricante.
Para evitar o alto nível de acidez, faça sempre uma análise da qualidade do leite. Ainda, é possível tratar o problema no cocho. Na seca, a incidência pode ser maior, devido a alimentação com pasto deficiente em nutrientes, por isso, suprir as necessidades nutricionais no cocho é fundamental.
O levain firme deve ser alimentado na proporção de 2:1, ou seja, para 100% de farinha, 50% de água. O starter segue o mesmo princípio do levain líquido. Ele aumenta a produção de ácido láctico que dá um volume maior ao pão e menos acidez.
“Você pode controlar a acidez ao diminuir a quantidade de fermento do seu pão, mudar a maneira que você faz o seu fermento, a temperatura da água, a quantidade de farinha. Isso tudo interfere”, diz. Um dos chamarizes da linha de pães de fermentação lenta do Lucca, segundo ele, é a alta hidratação.
Fermento: 50% farinha + 50% agua, mexe bem e deixe descansar por 3 dias com plastico filme furadinho( vai esta com bolas) isso significa que está vivo após este periodo, alimente-o na mesma proporção de agua e farinha deixe por alguns instantes ( 1 hora mais ou menos) leve-o a geladeira deixe-o na geladeira por 1 dia , ...
Como saber se ele está pronto para ser utilizado? O fermento natural estará pronto a partir do momento em que surgirem bolhas de ar na mistura. Isso mostra que a cultura de micro-organismos está viva e estabilizada, gerando boas quantidades de gases e ácidos.
Refrescar o fermento natural significa alimentá-lo com água e farinha e deixá-lo descansar em temperatura ambiente. Nesse período, as leveduras voltam a ficar ativas e se alimentam da mistura, produzindo bolhas de gás carbônico. A farinha de trigo pode ser comum, não há necessidade de usar farinha integral.