EQST

O Que Um Fluido Tixotropico?

O que é um fluido Tixotropico?

Fluidos tixotrópicos são aqueles que apresentam um decréscimo de viscosidade aparente com o tempo, para um dado valor da tensão de cisalhamento e da temperatura.

O que é o efeito tixotrópico?

Tixotropia é um aumento da viscosidade no estado de repouso e uma diminuição da viscosidade quando submetido a uma tensão de agitação. E a gelificação desse material quando o escoamento ou agitação é interrompido.

O que é um fluido Reopético?

b) Reopéticos -> São fluidos que apresentam aumento da viscosidade com o tempo quando submetidos à deformação constante. Seu valor retorna ao inicial quando a deformação é interrompida, tendo também comportamento reversível. Exemplo desses fluidos é a argila bentonita.

O que é a ação Tixotrópica no US?

O ultrassom (US) apresenta diversas propriedades e efeitos fisiológicos que trazem benefícios em várias afecções corporais. Além de atuar na “celulite”, a tixotropia proporciona resultados positivos em cicatrizes aderentes e na consistência tecidual fibrótica. ...

Quando é indicado o ultrassom pulsado e quando é indicado o ultrassom contínuo?

Tipo de emissão: Contínuo: para lesões crônicas, onde o calor é indicado. Pulsátil: para lesões agudas, onde o calor é contraindicado.

Como se comporta um fluido newtoniano?

Um fluido newtoniano é um fluido cuja viscosidade, ou atrito interno, é constante para diferentes taxas de cisalhamento e não variam com o tempo. A constante de proporcionalidade é a viscosidade. Nos fluidos newtonianos a tensão é diretamente proporcional à taxa de deformação.

Qual a diferença entre ultrassom contínuo e pulsado?

As ondas do ultrassom podem ser aplicadas na fisioterapia de forma pulsada ou contínua. O ultrassom contínuo tem efeito térmico dominante, enquanto o efeito mecânico predomina no pulsado.

Para que serve o ultrassom pulsado?

O modo pulsado é recomendado para lesões agudas, nesse modo o ultrassom terapêutico não produz calor. O modo pulsado emite ondas ultrassônicas com interrupções (intervalos). Esse modo também auxilia na cicatrização dos tecidos e nos processos inflamatórios, como exemplo: Lesões musculares.

Para que serve o Fonoforese?

Fonoforese ou sonoforese é um termo que descreve a habilidade do ultra-som em incrementar a penetração de agentes farmacológicos ativos através da pele. Trata-se de uma eficiente alternativa de transporte de substâncias além da utilização medicamentosa via oral, ou injeções intradérmicas.