Também dicionarizada está outra variante ainda mais curiosa, “abença”, que incorpora ao vocábulo o artigo presente na expressão “a bênção”, redução de “tomo-lhe/peço-lhe a bênção”, forma tradicional – e um tanto desusada – de cumprimentar autoridades eclesiásticas, pais, avós e outros parentes mais velhos, pedindo-lhes ...
Originalmente respondida: De onde veio a tradição brasileira de pedir a benção aos seus pais? O direito romano tinha a figura do Pátrio Poder - um pai patrício tinha direito de vida e morte sobre os que cresciam sob seu teto — filhos e escravos. Tinha o direito inclusive de mandar matá-los.
Dirigir-se aos pais pedindo a Bênção é algo muito edificante, eficaz e agradável a Deus, especialmente em ocasiões como: antes de dormir, quando saímos ou voltamos para casa, quando vamos realizar uma viagem, um concurso, quando estamos aflitos, ou doentes, ou em outras situações de nossa vida.
Bênção, de uma maneira geral, é uma expressão proferida oralmente constituindo de um desejo benigno para uma pessoa, grupo ou mesmo uma instituição, que pressupõe um efeito no mundo espiritual, de modo a afetar o mundo físico, fazendo com que o desejo se cumpra.
substantivo feminino Ação de benzer, de abençoar, de invocar a graça divina sobre: o padre fazia a bênção do pão e do vinho; o sacerdote deu sua bênção aos fiéis.
1. Bença. Benção, relativo á abençoar. Ex: bença, pai.
O substantivo, cujo significado é ato ou efeito de benzer, de abençoar, é bênção, com acento circunflexo por ser palavra paroxítona terminada em -ão.
Resumindo, podemos dizer que beijando e colocando as mãos de nossos Pais de Santo em nossa testa, ou seja, pedindo a benção deles, estamos informando, simbolizando, dizendo que confiamos neles tanto para mexer em nossa cabeça, como conduzir nossa vida espiritual e nossa jornada junto aos Orixás e Entidades que nos ...
Tiau e bença é um modo de despedirmos usando uma forma antiga, quando pedíamos aos nossos pais que nos abençoassem por influência do catolicismo. Hoje é usado de modo informal, sem conotação religiosa nenhuma.
Quando uma pessoa responde a um pedido de benção, essa é uma resposta do Orixá, utilizando-se de sua boca para se comunicar e de suas mãos para trocar naquele que a pediu. O homem não tem o poder divino de bendizer ou de abençoar seus semelhantes. ele é somente ferramenta utilizada pelas divindades.
Axé é um termo da língua Iorubá, portanto utilizado principalmente pelos fiéis das religiões afro-brasileiras e equivale a palavra “amém”, significa o “poder”, a “energia”, a “força de realização”. Frequentemente é utilizada para designar a vida; a força manifestada em todo ser vivo ou existente na natureza.
Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.
5- Os bons Ogans e Ekedes devem ser doces com os yaôs, mas JAMAIS deveriam se misturar com eles para aquelas conversas, brincadeiras e principalmente para aquela cervejinha.
Equede (em iorubá: ekedi), ajoiê e macota (makota) são nomes dados de acordo com a nação do candomblé para um cargo feminino de grande valor: a de "zeladora dos orixás". É o equivalente feminino dos ogãs, sendo escolhida e confirmada pelo orixá do terreiro de candomblé.
Logun Edé
Na época do movimento 'Ele Não', estava deitada para o santo ('Deitar pro Santo' é um período de retiro dedicado ao Orixá, um período de melhoramento, renascimento e resguardo). Quando ela saiu é que viu que o povo estava em polvorosa. Ela estava se separando e, aliás, ela foi deitar porque estava se separando”.
Diferente do Candomblé, os cargos na Umbanda são flexíveis. ... Enquanto no Candomblé o jogo mostra o cargo de Ekédi, que é aquela que cuida do Orixá, na Umbanda qualquer pessoa pode ser um cambono, que é aquele que cuida das entidades. Enquanto só mulheres são ekédis, homens e mulheres podem ser cambonos.
Sérgio Pina
A fé de Anitta: há seis anos cantora frequenta terreiro na Baixada em agradecimento ao sucesso. Em julho de 2013, três meses depois do estouro com o "Show das poderosas", Anitta esteve no terreiro de candomblé do pai de santo Sérgio Pina, em Nova Iguaçu, para agradecer o sucesso alcançado.
O método mais funcional para descobrir um dos seus orixás principais, é através do dia da semana que você nasceu. Vamos entender, que cada dia da semana tem a regência de um grupo de orixás. Isso é tão levado a sério, que trabalhos tem dias específicos para ser realizados de acordo com a energia regente.
Morre Jair de Ogum, pai de santo dos famosos e “rei da umbanda” no Brasil.