Nossa sociedade hoje tem aprovado o Estatuto do Idoso, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, buscando assegurar direitos para a saúde, lazer, educação, prioridades em atendimentos públicos ou privados.
Resposta. Resposta: Vária, não é possível afirmar que existe apenas uma forma de tratamento para todos os idosos, ou para qualquer outro grupo de pessoas, porém é correto afirmar que muitos os tratam como inválidos para a sociedade ou com indiferença.
Os idosos, como são experientes, podem nos ensinar o que já aprenderam, nos dar conselhos etc. Com as crianças, podemos aprender a esquecer a raiva de uma pessoa (quando ela briga com um amiguinho loguinho já estão brincando de novo) , ser humilde, ter vontade de aprender etc.
Envelhecer não significa só declínio físico, muito pelo contrário. Apesar das mudanças difíceis que pode causar na vida, a velhice também traz mais conhecimento, experiência e até melhoras. Para muitas pessoas, a aposentadoria dá a chance de ter novas atividades ou se dedicar a um sonho que foi adiado.
O envelhecimento pode ser compreendido como um processo natural, de diminuicao progressiva da reserva funcional dos individuos - senescencia - o que, em condicoes normais, nao costuama provocar qualquer problema.
Mesmo diante de mudanças, os mais jovens geralmente não pensam sobre a velhice. Este pensamento só aparece na fase adulta, quando já é possível sentir os sinais do cansaço físico e falta de determinação para algumas coisas.