Força intermolecular Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.
As forças intermoleculares se referem ao modo como as moléculas dos compostos formados por ligações covalentes interagem ente si. ... Os elétrons podem acumular-se em uma região da molécula, criando nela um dipolo temporário e induzindo os elétrons da outra molécula a se agruparem em uma extremidade.
Dipolo-dipolo: ocorre entre moléculas polares. As moléculas interagem de forma que o polo negativo de uma se une ao polo positivo da outra. Pontes de hidrogênio: a molécula deve apresentar átomos de hidrogênio ligados a elementos muito eletronegativos, como o flúor, oxigênio e o nitrogênio.
As forças exercidas entre moléculas (forças intermoleculares) obedecem ao estado físico das substâncias. ... A passagem de uma substância do estado sólido para o líquido (fusão), ou do líquido para o gasoso (vaporização), provoca uma desorganização de suas moléculas.
Moléculas polares são estruturas que apresentam dois polos e interagem por meio de forças dipolo induzido. Moléculas polares são aquelas que apresentam polos (positivo e negativo) e unem-se por meio desses polos, ou seja, polo positivo de uma molécula liga-se ao polo negativo da outra.
O que é um composto polar? É aquele que interage com outras moléculas por dipolo permanente ou ligações de hidrogênio e apresenta tendência de dissolver-se em compostos polares. Não pare agora...
Isso ocorre porque as moléculas de água da superfície realizam as ligações de hidrogênio somente com moléculas que ficam abaixo e ao lado, sendo, dessa forma, atraídas para o interior do líquido, pois não há moléculas acima delas para atraí-las também.