A gengiva é o tecido epitelial de tonalidade variando entre vermelho-claro e roxo na cavidade bucal que reveste o osso alveolar (suporte ósseo dos dentes), constituindo parte da mucosa bucal. É subdividido em partes marginal e inserida, dependendo da região. É formada por tecido fibroso coberto por mucosa.
Portanto, para saber se seu cãozinho está com anemia é preciso ficar de olho nos sinais clínicos mais comuns:
Quais os sintomas de anemia?
A mudança de cor na língua dos cachorros Língua rosada: trata-se da cor mais comum, já que um cão saudável apresenta tanto as gengivas e a língua de uma cor rosada. Em algumas raças, podemos encontrar manchas de cor preta ou azul, devido ao possível cruzamento dos seus progenitores com cachorros de língua azul.
"Uma língua pálida ou branca pode ser sinal de algum enfraquecimento no organismo. Essa coloração de língua é vista em animais com anemia, leucemia, alterações de pressão arterial, perda de sangue, edema (retenção de fluidos), fraqueza generalizada, disfunção gastrintestinal, pulmões fracos, desnutrição e letargia.
Pitadas de melanina e seleção artificial a gosto. Como as células dessa parte do corpo são rosadas, o resultado é uma coloração próxima do azul escuro e do roxo. Além dos chow-chow, outras raças de origem chinesa, como o akita e o sharpei, também possuem uma pré-disposição genética para ter mais melanina na língua.
Cachorro ofegante e com a língua roxa: indica falta de oxigenação. Significa que a respiração do pet não está sendo eficiente. Pode ser sintoma de um problema cardiovascular; Cachorro ofegante e inquieto: pode ser tanto uma condição nervosa como estresse.
Segundo ele, os sinais clínicos de doença do coração em pets nem sempre são evidentes, mas a progressão do distúrbio traz alguns indícios como tosse seca, perda de peso, cianose de língua [um sintoma marcado pela coloração azul-arroxeada das mucosas], apatia e síncope.
Chow Chow
chow chow
Quais são as raças de cachorro da língua azul? O Shar Pei e o Chow Chow são as duas raças com língua azul.