Relevância da confiança na relação profissional-usuário Os usuários, de modo geral, ao avaliarem o cuidado prestado, reconhecem quando os profissionais demonstram respeito, atenção, elo de afetividade, confiança e credibilidade.
Organizar-se exige que a equipe de saúde reflita sobre o conjunto de ofertas que ela tem apresentado para lidar com as necessidades de saúde da população, pois são todas as ofertas que devem estar à disposição para serem agenciadas, quando necessário, na realização da escuta qualificada da demanda.
A proposta do acolhimento na demanda espontânea visa agilizar o atendimento, realizando avaliação dos usuários e determinando suas prioridades de acordo com seu risco ou vulnerabilidade, uma ordenação das necessidades, eliminando a prática da triagem e suas práticas de exclusão, já que todos serão atendidos, ampliando ...
Na área da saúde mental, a abordagem psicossocial possibilita articular ciência, práticas clínicas e sociopolíticas, compreendendo os atores em seu cotidiano, o que envolve as dimensões psíquicas, sociais e culturais através das quais os protagonistas, individual e coletivamente, se posicionam.
No CAPS o trabalho da(o) psicóloga(o) é realizado muitas vezes em conjunto com profissionais da equipe multiprofissional que compõe o CAPS e algumas vezes envolve o trabalho com profissionais de outros serviços e de outras áreas.