EQST

Quais Os Tipos De Substncias Psicoativas?

Quais os tipos de substncias psicoativas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais os tipos de substâncias psicoativas?

Uma droga psicoativa é qualquer substância química que, quando ingerida, modifica uma ou várias funções do sistema nervoso central, produzindo efeitos psíquicos e comportamentais. São drogas psicoativas o álcool, maconha, cocaína, café, chá, diazepan, nicotina, heroína, etc.

O que é uma droga psicoativa?

Por definição, os psicoativos são substâncias químicas que agem no sistema nervoso central de quem as consome e causam alterações na função cerebral. Essas alterações interferem temporariamente no humor, consciência, comportamento e percepção do indivíduo.

O que é consumo de substâncias psicoativas?

O consumo de substâncias psicoativas é um fenômeno histórico-cultural com implicações médicas, políticas, religiosas e econômicas (Minayo e Deslandes, 1998).

Quais são os níveis de consumo de substâncias psicoativas?

Considera-se a faixa de zero a três como indicativo de uso ocasional, escores de quatro a 26 como indicativo de abuso, e de 27 ou mais como sugestivo de dependência. Cabe ressaltar que a pontuação para avaliar o padrão de consumo de álcool é diferenciada das demais substâncias.

Quais são os três grupos de substâncias psicoativas?

O primeiro grupo é o das depressoras, que diminuem a atividade cerebral – a pessoa fica “devagar”. No segundo grupo estão as estimulantes, que fazem com que a pessoa fique “ligada”. O terceiro grupo é o das perturbadoras, que alteram o funcionamento cerebral.

Qual é a substância mais consumida?

A substância ilícita mais consumida no Brasil é a maconha: 7,7% dos brasileiros de 12 a 65 anos já a usaram ao menos uma vez na vida. Em segundo lugar, fica a cocaína em pó: 3,1% já consumiram a substância. Nos 30 dias anteriores à pesquisa, 0,3% dos entrevistados afirmaram ter feito uso da droga.

O que caracteriza a dependência de substâncias psicoativas?

A dependência de substâncias psicoativas é uma síndrome cujo elemento central é um desejo intenso de consumir a substância. Dois pontos devem ser observados: 1. Os critérios diagnósticos não divergem de acordo com a substância usada.