Machado de Assis, no conto A cartomante, constrói um narrador que se coloca de maneira superior em relação aos personagens e, ao mesmo tempo, filtra a visão que se possa ter dos mesmos, ou seja, manipula tanto os personagens como os leitores.
O conto A Cartomante, do escritor Machado de Assis, demonstra uma visão concreta e negativa sobre a vida, o mundo e as pessoas. ... O foco narrativo desse conto está na terceira pessoa, sendo que existe a narração plena do autor, usando disso para a narração e descrição dos fatos.
2- O autor quis mostrar uma pessoa que age baseado numa farsa e quais as consequências da credulidade a esses farsantes. 3- A cartomante ate porque é o titulo do conto. Ela que apazigua as duvidas de Camilo e o leva a crer que o marido de Rita desconhece o caso, o que culmina na morte dos dois amantes.
A história é narrada em terceira pessoa. Existe a presença onisciente do autor, que usa desta onisciência na narração e descrição dos fatos.
O Camilo pode ser visto como um rapaz mais inocente e menos experiente pelo fato de ser mais novo, enquanto a Rita por sua vez por mais experiente de certa forma domina a situação e faz com que até mesmo o Camilo cometa vulgaridades.
Resposta. Resposta: Pelo que entendendo foi Rita, mas não sei como justificar !
Resposta: No conto A Cartomante, de Machado de Assis, a visita de Rita à cartomante provocou em Camilo risadas, pois ele achou hilário que a sua amiga - e amante - Rita acreditasse nestas "tolices sobrenaturais", que ele considerava apenas um monte de superstições tolas, achando engraçada a ingenuidade de Rita.
O conflito principal do livro é quando RITA trai o marido ( VILELA ) com seu melhor amigo Camilo . O conflito surge quando VILELA redige um bilhete para CAMILO com um pedido "Vem já ,já, a nossa casa ; preciso falar-te sem demora ! "
Embora a trama gire em torno de 4 personagens principais Vilela, Camilo, Rita e a cartomante (incógnita), existem outros personagens que não participam diretamente na trama, mas suas participações são determinantes no enredo da história.
Trata-se de uma das mais famosas falas de uma das peças de Shakespeare, Hamlet. Eis que o príncipe da Dinamarca assim nos introduz no conto: “Hamlet observa a Horácio que há mais coisas no céu e na terra do que sonha nossa filosofia”.
Resposta. tipo machado sempre que traz um sentido as coisas nos seus livros, nesse caso além do adultério que tem em quase toda sua obra ha o fato de camilo no ser religioso mas no momento de desespero por estar com seu romance em risco apela a uma vidente.
08 – Que fato desencadeia a mudança de comportamento de Camilo? A carta anônima que recebe.
Podemos notar que a metáfora utilizada para fazer referência ao comportamento de Rita é o seguinte: "Rita ri tá". Isto é, o autor afirma que Rita , pessoa, está a sorrir enquanto narra, afirma portanto que apresenta um estado de espírito alegre.
Verificado por especialistas Acredito que seja o próprio Vilela. Que era marido de Rita e amigo de Camilo - com essas relações com os dois, o próprio Vilela acabava aproximando eles :P.
O fato que motivou a narrativa foi o triângulo amoroso Camilo – Rita – Vilela. No conto, a cartomante era uma farsante. O conto foi narrado na terceira pessoa; a personagem Rita consultou uma cartomante numa quinta-feira de 1869; ocorre intertextualidade.
Denomina-se conflito aquela situação em que se encontram os personagens principais para a qual eles tentam buscar a melhor solução possível. O clímax, por sua vez, trata-se do ponto alto da narrativa, do momento em que os personagens se deparam com a resolução ou não do fato conflituoso.
Nas obras de narrativa literária, o conflito é o desafio que os personagens principais precisam resolver para atingir seus objetivos. Tradicionalmente, o conflito é um elemento literário importante da estrutura narrativa ou dramática que cria desafios em uma história, adicionando incerteza a se a meta será alcançada.
A Guerra do Pacífico foi um conflito travado entre Chile, Bolívia e Peru na segunda metade do século XIX por questões referentes à posse de territórios no Atacama. A Guerra do Pacífico foi um conflito travado entre Chile, Bolívia e Peru no período de 1879 a 1884.