Como ligar duas lâmpadas em paralelo
Para realizar esta instalação, conecte a fase de alimentação em um dos bornes do interruptor, depois saia com o cabo de retorno do outro borne deste interruptor e vá com este cabo até o borne da fase da primeira carga.
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
Como instalar uma tomada – Faça você mesmo
Faça a derivação no condutor de fase, dessa forma obtendo duas pontas que vamos chamar de A e B. Conecte a ponta A no borne esquerdo do interruptor e a ponta B no borne direito da tomada. Para finalizar as conexões do interruptor conecte o condutor de retorno no borne direito do interruptor.
Depende. Os disjuntores em geral não são polarizados você pode ligar os cabos de entrada na posição superior ou inferior dos disjuntores .
Os disjuntores DIN e NEMA são usados para sistemas em baixa tensão. O NEMA é um tipo de disjuntor que tem como norma para fabricação a RTQ da portaria INMETRO 243. ... Os disjuntores DIN possuem uma resposta notavelmente mais eficiente e ágil, além de mais resistência térmica e elétrica, que os disjuntores NEMA.
Ao retirar os parafusos o disjuntor vai ser desencaixado de maneira fácil, basta retirá-lo do local. Coloque o fio de entrada e de saída de energia na peça nova e parafuse. Lembrando de colocar na mesma posição que estava antes. Encaixe o disjuntor no seu lugar correto e pronto!
Para testar se o disjuntor está queimado, é necessário o uso do multímetro ou alicate amperímetro. Coloque o aparelho na escala de “Teste de continuidade”, ao encostar as pontas de teste uma na outra, o aparelho faz um “bip”. Importante: Retire o disjuntor da rede antes de realizar o teste.
Existem no mercado dois tipos de disjuntores mais comuns, o NEMA (padrão norte-americano e cor preta) e o DIN (padrão europeu e cor branca). ... O disjuntor NEMA é mais encontrado em instalações antigas. Embora ambos atendam às normas técnicas internacionais, o disjuntor DIN está mais adequado à norma brasileira.
Ambos os dispositivos são de proteção contra correntes de curto circuito e sobrecarga, mas a principal diferença que podemos apontar entre eles é que o fusível é descartável, já o disjuntor não, ou seja, quando o disjuntor desarma basta ser acionado novamente e quando ocorre a sobrecarga no fusível, ele se queima e ...