Regularizar Utilização de Imóvel da União para Fins Privados
O senhorio direto conserva uma outra parte para si do imóvel denominada “domínio direto”. Pois bem, unindo-se o “domínio direto” com o “domínio útil” temos o domínio pleno, que é exatamente o tipo de domínio que permanece com o locador no contrato de locação.
2 - O que são terrenos foreiros? São terrenos do Município cujo domínio útil é cedido ao particular, com a constituição do aforamento ou enfiteuse, obrigando-o ao pagamento anual do foro. 3 - O que é foro? É o valor pago pelo particular ao Município pela utilização do terreno aforado.
Significado de Foreiro substantivo masculino Pessoa que, através de contrato, tem direito ao uso de um prédio; enfiteuta.
O aforamento é um privilégio concedido pelo proprietário do imóvel ou terreno ao ocupante. Nesse caso, o proprietário libera o ocupante da dívida eterna, ou seja, ao invés de pagar o foro (taxa) para sempre, o ocupante só pagará até o tempo que o proprietário estimar.
Este "aluguel" pago pela utilização do imóvel público possui o nome jurídico de foro. Todos aqueles que usufruíam das áreas de propriedade da coroa deveriam pagar o foro anualmente, como contraprestação.