Como baixar e imprimir o CRLV Digital
O documento veicular pode ser impresso pelo site dos departamentos de trânsito (Detrans) dos estados e Distrito Federal, pelo Portal de Serviços do Denatran ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Como imprimir o CRLV 2021 Agora, se você prefere imprimir o documento para tê-lo em mãos, o procedimento é simples e pode ser feito pelo Portal de Serviços do Denatran. O cidadão deve acessar a conta com o cadastro gov.br, ou com os dados do cadastro feito em banco conveniados.
Faça o download ou imprima o documento no Portal Detran SP, através do portal serviços do Denatran ou do aplicativo “CDT - Carteira Digital de Trânsito” do Governo Federal. Para ter acesso pelo portal do Detran.SP, clique aqui. - Imprima o documento em papel A4 (tamanho padrão de folha sulfite).
A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido, por exemplo, durante uma fiscalização. Todo o procedimento de obtenção, cadastro e validação do CRLV e da CNH digitais são 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran de seu estado.
É obrigatório andar com CRLV? De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é obrigatório o porte do CRLV. O documento só é dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado.
As novas regras atendem à deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 180/2019 sobre a emissão do CRLV em meio eletrônico, substituindo-o em meio físico. Não é mais preciso ir até o Detran para emiti-lo e o documento pode estar sempre no celular, valendo mesmo na falta de internet.
O CRLV Digital, do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), permite que motoristas consultem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo direto pelo celular. Com a novidade, usuários não precisam mais levar o “documento do carro” para todos os lugares.
O CRLV digital é atualizado no aplicativo após a quitação do IPVA e do Licenciamento. Além de acessá-lo pelo aplicativo, o documento está disponível no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e nos sites dos Detrans — de onde o usuário pode imprimir uma cópia física.
A proposta de alteração do CTB também determina que, em caso de impossibilidade de consulta ao banco de dados, a multa e a pontuação poderão ser canceladas se o condutor apresentar em 30 dias a CNH e/ou o comprovante de pagamento do licenciamento.
1- No site do Detran vá em “Consulta de veículos” e digite a placa e o renavam do seu veículo. 2- Na tela de informações aparecerá o código de rastreamento dos Correios, com o qual é possível consultar a situação da entrega.
Na consulta à situação do veículo no site do Detran-MG pode ser verificado o número de rastreamento dos correios utilizado para envio do CRLV. Os documentos devolvidos poderão ser retirados nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI), onde houver, ou nas delegacias de trânsito, onde não houver UAI.
De acordo com o órgão, o primeiro passo para o proprietário é verificar junto ao Detran do estado onde o veículo está registrado se realmente não existe nenhuma pendência ou bloqueio. Se não houver, a recomendação do Denatran é para que o cidadão remova o CRLV-e anterior do aplicativo CDT e peça para baixar novamente.
E neste ano de 2020, após quitar o IPVA, você pode obter o novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Agora o CRLV é 100% digital, disponível em seu celular, para ser acessado em qualquer momento ou local. O documento também pode ser impresso com total segurança, em quantas cópias quiser.