A principal característica da cifose torácica (ou hipercifose torácica) é o abaulamento das costas provocado pelo aumento exagerado da curvatura posterior dessa parte da coluna. Para compensá-la, ombros, pescoço e cabeça são projetados para frente, o que favorece o aparecimento da lordose cervical.
A hipercifose, também conhecida como cifose ou corcunda, é o aumento exagerado dos ângulos de uma das curvaturas da coluna. O distúrbio é mais comum em mulheres, em especial no período pós menopausa devido à maior propensão a alterações ósseas.
Aliás, cifose nem é doença, mas uma leve curva para a frente (plano sagital) da coluna, que é natural e observada em todas as pessoas. Portanto, cifose é apenas a descrição de um tipo de curvatura. Quando ela é acentuada demais acentuada, aí sim, estamos diante de uma patologia que é chamada de hipercifose.
Para tratar a cifose moderada são recomendadas sessões de fisioterapia com acompanhamento de um profissional, pelo menos 1 vez por semana durante 1 hora. Devem ser realizados exercícios cinesioterápicos, utilizando métodos de treino direcionado, como reeducação postural global, pilates e isostretching, por exemplo.