Para implantar o ITIL é necessário passar por cada um dos seus 5 livros e aplicar as boas práticas mais relevantes para a organização. Cada livro aborda um estágio do ciclo de vida do serviço na ITIL v3 2011, onde a sua implementação segue o método cascata.
A metodologia ITIL é divida em alguns processos de gerenciamento, assim, ela consegue ser implementada de maneira mais eficaz e organizada....Veja, a seguir, alguns dos processos que entram nessa etapa.
Um benefício do ITIL é que ele visa à qualidade. Com o objetivo de eliminar as tendências de incidentes, prevenir adversidades futuras e diminuir os custos dos incidentes, este processo do ITIL visa explanar a forma de identificar e diagnosticar os problemas.
Um dos mais importantes benefícios do ITIL é garantir a qualidade especificada no SLA em TI e, por consequência, a satisfação do cliente. ... Assim como o gerenciamento de nível de serviço, a continuidade dos serviços prestados também é um dos fatores mais influentes na satisfação do cliente.
O ciclo de vida de serviço que a ITIL recomenda são: Estratégia de serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Continuada de Serviço.
Segundo o ITIL v3, como estão organizadas as cinco etapas do ciclo de vida dos serviços de TI? Suporte, entrega, desenho, mudança e operação. Planejamento, aquisição, implementação, entrega e suporte. Estratégia, desenho, transição, operação e melhoria contínua.
Iniciação, Desenvolvimento ou Aquisição, Implementação, Operação ou Manutenção e Eliminação.
As suas etapas principais são:
Por fim, Laudon e Laudon consideram que as fases de um sistema de informação são: Análise de Sistemas, Projeto de Sistema, Programação, Testes, Conversão, e Produção e Manutenção.
Desenvolvimento de Software – diferentes métodos, mesmos pilares
Processos Fundamentais
Haja visto, a ISO 9000-3 é um guia para a aplicação da ISO 9001 para o fornecimento, desenvolvimento e manutenção de software. · Gerenciamento de projeto desde a concepção até a manutenção. ... Além disto, a ISO 9000-3 organizava e dava nomes às diretrizes diferentes dos utilizados na ISO 9001.
Dentre estas normas destacam-se a série ISO 9000, com os requisitos mínimos para implantação e avaliação de um Sistema de Gestão para Qualidade (SGQ); a ISO/IEC 12207, responsável por ditar os processos mínimos essenciais para projetos em organizações de software, e a ISO/IEC 15504, responsável por nortear todos os ...
A norma ISO/IEC 14598 define um processo de avaliação da qualidade do software, orientando que o seu uso seja feito em conjunto com a norma ISO 9126, já que esta define as métricas de qualidade de software. ... Eles podem ser quantificados e a qualidade de uso avaliada em métricas (ISO/IEC 9126).
Deve ser avaliada a capacidade do software de fazer com que o usuário entenda suas funções, a maneira como permite sua operação, se o seu design é atrativo e se está adequado às normas, padrões e convenções de usabilidade.
O primeiro deles é a definição do escopo do sistema para orientar o processo de desenvolvimento ou de contratação....A seguir vamos conhecer alguns elementos que podem ser avaliados em cada uma dessas dimensões.