O objetivo principal da têmpera superficial é o aumento da resistência à fadiga. Para isto pode-se utilizar três métodos distintos: têmpera progressiva, rotativa e estacionaria. A dureza superficial e a profundidade de têmpera são funções do material utilizado e de sua respectiva temperabilidade.
Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.
O tratamento térmico pode ser feito em três fases distintas;
É importante reforçar que um tratamento térmico é feito em três fases distintas: -> Aquecimento; -> Manutenção da temperatura; -> Resfriamento.
Os tratamentos térmicos são processos metalúrgicos que objetivam melhorar as propriedades metalmecânicas de peças, elevar sua resistência, vida útil e durabilidade quando em uso.
Os tratamentos termoquímicos têm por objetivo alterar as propriedades superficiais do aço. Em geral materiais extremamente duros têm elevada resistência ao desgaste, porém baixa tenacidade/resistência ao impacto. ... Em peças como engrenagens, deseja-se um núcleo tenaz e uma superfície resistente ao desgaste.
RECOZIMENTO TRATAMENTO TÉRMICO - OBJETIVO DESSE PROCESSO. ... O principal objetivo do recozimento tratamento térmico é reduzir a dureza em ligas ferrosas, a regeneração de suas estruturas, ou ainda a remoção de tensões internas causada por laminação, trefilação ou forjamento.
Para os aços, o tratamento de nitretação costuma ter como objetivo melhorar as propriedades mecânicas dos materiais, onde aplicação com atrito exige uma superfície da ferramenta com alta resistência ao desgaste. Os principais meios de nitretação na indústria são a plasma e a gás.
A nitretação é um tratamento de superfície relacionada à difusão (Fig. 3), com o objetivo de aumentar a dureza da superfície (entre outras propriedades) através da criação de uma camada (case) sobre a superfície da peça (Fig. 4). Um dos atrativos desse processo é que o resfriamento rápido não é necessário.
Assim, o processo de nitretação, por um lado, é similar à cementação, método no qual a composição da superfície do metal é alterada; no entanto, esses tratamentos térmicos se opõem considerando que a nitretação envolve a adição de nitrogênio no ferrite, enquanto na cementação a austenita é adicionada.
Nitretação é um processo de difusão gasosa no qual o nitrogênio é absorvido na superfície do aço (Fig. 2). O processo começa na superfície da peça com a formação de uma camada composta (conhecida como camada branca) que depende muito da composição do aço (e principalmente do teor de carbono).