O setor privado é o conjunto da atividade econômica que não está controlada pelo estado. ... Em qualquer caso, o principal objetivo do setor privado é o benefício econômico através dos produtos ou serviços que tenta comercializar dentro de um mercado que compete com outras empresas.
No nível mais básico, economia do setor público fornece uma base para a decisão sobre a participação do governo nos mercados e até onde ele deveria participar. Para fazer isso, a teoria micro econômica é utilizada para auxiliar se os mercados são capazes de fornecer um produto eficiente sem a interferência do governo.
Com que critérios se pode classificar os mercados? O mercado é uma forma de intercambio na qual se realizam compras e vendas de bens e serviços, colocando em contato o vendedor e o comprador. Concorrência perfeita e concorrência imperfeita.
Os bens podem ser classificados em: móveis e imóveis, corpóreos e incorpóreos, fungíveis e infungíveis, consumíveis e inconsumíveis, divisíveis e indivisíveis, singulares e coletivos, comercializáveis ou fora do comércio, principais e acessórios, e públicos ou particulares.
Para eliminar o excesso de oferta, os produtores devem reduzir os seus preços, assim, promovendo um equilíbrio entre oferta e procura. 3. Quando há excesso de demanda, o preço da oferta tende a aumentar. Por isso, para eliminar o excesso de demanda, os produtores precisam produzir mais e aumentar a oferta.
Quais os elementos considerados criticáveis no sistema de economia de mercado? ... É a lei natural do mercado, onde a competição e a livre concorrência entre os produtores determinam o preço das mercadorias e regulamentam a economia, sem a necessidade da intervenção da autoridade do Estado (defeito).
Num mercado em concorrência perfeita, caso o Governo tabele o preço num valor inferior ao de equilíbrio, ocorrerá escassez do bem (excesso de quantidade demandada sobre a oferta).
Chamamos de excedente do consumidor a soma das diferenças entre as disposições a pagar dos consumidores que adquirem determinado bem e os valores efetivamente pagos por esses consumidores na aquisição desse bem.
Concorrência perfeita ocorre quando existem muitos vendedores; existe uma entrada e saída fácil de empresas; os produtos são idênticos independentemente do vendedor e os vendedores são tomadores de preços.
Assim, temos que o valor mínimo para que haja excedente do produtor é igual ao menor custo de produção dentre os três restaurantes (R$10). Portanto, acima de R$10 existe excedente do produtor para quaisquer preços determinados.
Determina-se, ainda, o Excedente de Produção,que é a diferença entre o valor que o produtor receberá pela venda de certa quantidade de mercadorias a preço de equilíbrio, e o valor que ele estaria disposto a receber para ofertar essa quantidade de bens.
Logo, a diferença entre o preço pago pelo consumidor e o preço recebido pelo produtor é Pe + t' - (Pe - t) = t' + t = T. Isso reduz a quantidade consumida, gerando uma diferença entre a quantidade pós imposto e a quantidade de equilíbrio. Neste caso é gerada uma ineficiência, o peso-morto.
Portanto, neste caso em que mais consumidores foram satisfeitos, o excedente dos consumidores aumentou. A curva da demanda é definida pela disposição dos consumidores em pagar um bem. Com um preço mais baixo, aumenta o excedente do consumidor.
Excedente econômico ou excedente total é a junção do excedente do consumidor e do excedente do produtor ou vendedor. ... O excedente do consumidor ocorre quando ele paga menos do que estaria disposto a pagar por um bem ou serviço.
Logo, o excedente do consumidor aumenta à medida que o preço de mercado diminui. A figura abaixo mostra o excedente do consumidor. A curva de oferta mostra o mínimo que os produtores exigem para ofertar determinada quantidade. ... Logo, o excedente do produtor aumenta à medida que o preço de mercado aumenta.