EQST

Qual A Principal Funço Da Argumentaço Jurdica?

Qual a principal função da argumentação jurídica?

A primeira função da argumentação jurídica está diretamente relacionada com a possibilidade de contribuição para o desenvolvimento de outras disciplinas e a possibilidade de uma melhor compreensão do fenômeno jurídico e da prática argumentativa.

Qual é o objeto de estudo da Teoria da argumentação jurídica?

Para Atienza[6], a argumentação jurídica possui como “objeto de reflexão, obviamente, as argumentações produzidas em contextos jurídicos”; e para MacCormick[7], o estudo da argumentação jurídica consiste na “tentativa de perscrutar e explicar os critérios referentes ao que constitui um tipo positivo ou negativo, ...

Quais são as técnicas de argumentação?

Tipos de técnicas de argumentação
  • Entenda o seu interlocutor. Essa deve ser a primeira técnica de argumentação. ...
  • Poupe seus argumentos. ...
  • Técnica de argumentação do espelho. ...
  • Argumentação por associação. ...
  • Argumentação por fatos. ...
  • Argumentação por exemplificação. ...
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento por alusão histórica.
Mais itens...•15 de jan. de 2020

O que é argumento e sua importância?

O argumento é a exteriorização do raciocínio. Os argumentos podem ser válidos ou inválidos. Para um argumento ser considerado válido terá de obedecer, aos acima citados, princípios da lógica formal, caso não obedeça será considerado inválido.

Quais são os dois pilares da argumentação jurídica?

Deste modo, as características essenciais da argumentação jurídica são as seguintes: a) a incorporação de outros campos de saber; b) o conhecimento do outro e das circunstâncias; c) evitar pré-julgamentos e realizar justificativas razoáveis; d) organização racional de ideias e; e) persuasão.

Quais são os tipos de argumentos jurídicos?

A justificação externa é composta por regras e formas de argumento classificadas em seis grupos por Alexy: (1) interpretação; (2) argumentação dogmática; (3) uso de precedentes; (4) argumentação geral prática; (5) argumentação empírica; (6) e formas especiais de argumentos jurídicos.

Quais são os meios para se atingir os objetivos da argumentação jurídica?

Quanto aos argumentos, geralmente são necessários a introdução, argumentos de autoridade, argumentos de oposição e conclusão, cujos quais serão analisados mais adiante em capítulo próprio. Há quem defenda que uma boa petição inicial, em toda sua estrutura, para os casos simples, não demanda mais do que dez laudas.

Como saber se argumentar?

Como argumentar bem? 6 técnicas que você precisa aprender
  1. Escuta ativa. Quando o assunto é argumentação, imediatamente pensamos na fala, não é? ...
  2. Informação atualizada. ...
  3. Assertividade. ...
  4. Aprenda a contar uma história. ...
  5. Utilize técnicas de fluxo de pensamento. ...
  6. Domine a sua linguagem não-verbal.
29 de mar. de 2021

Qual é a importância do silogismo?

Com origem na palavra grega "syllogismos", que significa "conclusão" ou "inferência", um Silogismo é um tipo de argumento lógico que aplica o raciocínio dedutivo para extrair uma conclusão de duas ou mais proposições, que se supõe sejam verdadeiras.

O que deve conter o último parágrafo de uma argumentação jurídica?

O último parágrafo do texto dissertativo-argumentativo pode ser feito de duas maneiras: em forma de síntese ou com proposta de solução. No caso da síntese, o autor deve resumir os argumentos e repetir sua tese, concluindo o raciocínio construído desde a introdução.

Qual é a importância da teoria da argumentação jurídica ao operador do Direito?

A argumentação é tão imprescindível ao operador do Direito quanto o conhecimento jurídico. ... Sem argumentação, o Direito é inerte e inoperante, pois fica paralisado nas letras da lei, no papel. [Isso porque] os argumentos são também a própria essência do raciocínio jurídico.