EQST

Como Funciona O Processo Administrativo Na Receita Federal?

Como funciona o processo administrativo na Receita Federal?

O processo administrativo-fiscal, no âmbito federal, é regido pelo Decreto Os prazos serão contínuos, excluindo-se na sua contagem o dia do início e incluindo-se o do vencimento.

Como é possível distinguir os conceitos de Procedimento e Processo Tributário Administrativo Contencioso?

Costuma-se distinguir entre processo e procedimento. Processo é o método de compor a lide em juízo através de uma relação jurídica vinculativa de direito público, enquanto que procedimento é a forma material com que o processo se realiza em cada caso concreto.

Qual a importância do processo administrativo fiscal em matéria tributária?

O processo administrativo fiscal tem por objeto a resolução de um conflito, em matéria tributária, cuja decisão é da competência de órgãos judicantes da Administração. Nesse mister, a Administração exerce a autotutela e controla internamente a legalidade de seus próprios atos.

Quais são as garantias constitucionais asseguradas no processo judicial tributário?

As garantias do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa, consagradas no art. 5º, incs. LIV e LV da Constituição Brasileira, devem ser observadas não apenas em Juízo, mas também no processo administrativo tributário.

Em quais hipóteses é possível a instauração do processo administrativo fiscal?

60, § 4º, da Constituição, só poderia ocorrer mediante instauração de novo poder constituinte, por tratar-se de cláusula pétrea, defesa a supressão até mesmo por emenda à constituição. Ora, o “processo administrativo fiscal”, como garantia constitucional, não se limita ao conjunto de atos do procedimento.

Quais são os recursos cabíveis no âmbito do processo administrativo tributário fiscal contencioso e quem pode interpor cada um deles?

Contra as decisões emanadas pelos colegiados do CARF, em tese, são cabíveis dois recursos: a) embargos de declaração; e b) recurso especial. Não cabe pedido de reconsideração de julgamento de Conselhos de Contribuintes (Lei n.º 8.

O que é Contencioso Administrativo de pequeno valor?

A Lei nº 13.

Quantas instâncias tem o processo administrativo?

57. O recurso administrativo tramitará no máximo por três instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa. Apresentado o recurso em face de decisões administrativa por razões de mérito e ilegalidade, o mesmo poderá transitar por três instâncias administrativas, conforme o art.

Quais os recursos cabíveis no processo administrativo?

Recursos administrativos. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito. ... O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

É lícita a exigência de caução como requisito de admissibilidade do recurso?

É inconstitucional a exigência de depósito prévio como requisito de admissibilidade de recurso administrativo.

É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo?

21 diz que a exigência de pagamento prévio para a interposição de recurso administrativo viola o direito fundamental dos administrados. É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo.