A hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação. Na prática, ocorre quando vilas e cidades menores subordinam-se às cidades médias, e estas se subordinam às cidades grandes.
De acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (fundado em 1973), a área urbana é aquela em que há várias edificações (casas, prédios, comércio), habitantes (moradores, consumidores) e famílias que contribuem para a manutenção da sociedade.
Os dados estão em uma plataforma específica no site do Censo. É possível obter dados em relação à distribuição da população por sexo, idade e espécie de domicílio. Em grandes cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, é possível acessar e comparar informações por bairros.
IBGE. Você provavelmente já ouviu falar sobre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), certo? Ele é o principal provedor de dados e informações do país. No site da instituição, além das estatísticas internas, você também encontrará pesquisas de outros órgãos confiáveis.
Dados Estatísticos
O IBGE divulga hoje as estimativas das populações residentes nos 5.
Sites como SciELO, periodicos., da CAPES, e até o Google Acadêmico são os mais recomendados na hora de encontrar artigos, periódicos e bases de dados confiáveis para usar em um trabalho.
Ao selecionar um artigo, pesquisa, dados ou mesmo reportagens, verifique se há referência às fontes consultadas, data e nome do autor responsável pela informação original ou artigo e credibilidade do site em que este resultado se encontra.
Para fazer uma referência de site conforme as normas da ABNT, você deve incluir os seguintes elementos: autor (pessoa ou organização); local de publicação, se houver (não é o site); data de publicação, se houver; endereço eletrônico (URL); data de acesso ao site.
Resposta. Resposta: Bibliografia é um termo generalizado para designar a listagem das fontes de consulta utilizadas na pesquisa de determinado tema para elaboração de um trabalho escrito.... A referência bibliográfica é a identificação de cada obra consultada, geralmente seguindo normas adequadas a cada caso.
Fontes Primárias > São as produzidas diretamente pelo autor da pesquisa. Exs.: Relatórios técnicos; Anais; Teses; Dissertações; Patentes; Normas Técnicas; Artigos de periódicos; Projetos de pesquisa em andamento.
Quanto à fonte de informação das pesquisas: ( ) A fonte de informação não pode ser compreendida como local de coleta. ( ) Fontes de informação são os lugares de onde se extraem os dados de que se precisa. ... ( ) Uma coleta realizada pelo telefone ou pela internet não pode ser considerada uma pesquisa de campo.
AS PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÃO Foram incluídos oito tipos de fontes, a saber: as bibliografias mais recentes, os livros e manuais, os periódicos especializados, os eventos específicos, as listas de discussão, os grupos e centros de pesquisa, os cursos e treinamentos, as principais organizações da área.
Resposta: Uma das principais fontes de pesquisa que usamos hoje em dia é a internet. Explicação: Por causa de sua grande facilidade de acesso.
Fontes de informação são recursos, em diversos suportes, que atendam às necessidades de informação dos usuários. Exemplos de fontes de informações: bases de dados, catálogos de bibliotecas, repositórios institucionais, livros, patentes, teses etc.
Para se produzir conhecimento científico, devemos objetivar a produção de hipóteses, modelos, e teorias, o que pode ser alcançado através da coleta de dados e informações sobre um determinado assunto/problema.
As tais duas fontes de conhecimento são a sensação e a reflexão. À medida que os sentidos se familiarizam com objetos sensíveis, particulares e externos, eles encaminha ao entendimento várias impressões das coisas, como as ideias de amarelo, de frio e de doce.
A própria Teoria do Conhecimento: dedica-se ao estudo do conhecimento geral e da natureza; A Epistemologia: responsável pelo estudo do conhecimento científico e da natureza; A Metodologia Científica: trata dos processos lógicos para a aquisição do conhecimento científico.