10 exercícios para fortalecer a lombar
Os músculos paravertebrais (semi-espinhais, multifidos, rotadores, interespinhais, intertransversários) atuam na cadeia posterior do tronco de forma estática, tendo a função principal de manter o tronco ereto durante todo o tempo que estamos em pé ou sentados.
Exercícios Paravertebrais
Os músculos paravertebrais são músculos profundos que atuam em paralelo em cada lado da coluna vertebral e se inserem diretamente aos corpos vertebrais. São responsáveis pela mobilidade segmentar e estabilidade dinâmica da coluna vertebral, e também participam dos movimentos globais do tronco.
Alongamento dos Músculos Paravertebrais Lombares: Execução: puxar as pernas na direção do peito levando os ombros em direção ao solo. Manter seis segundos e relaxar sem soltar os joelhos. Cuidados: manter a musculatura do pescoço e ombros relaxada. A força é exercida pelos braços (bíceps) no momento de puxar as pernas.
Tônus é o estado de relativa tensão em que se encontra permanentemente um músculo normal em repouso. Tônus muscular clinicamente é a resistência encontrada quando uma articulação em um paciente em estado de relaxamento é movida passivamente. Tônus é a resistência de um músculo ao alongamento passivo ou estiramento .
Alimentação desequilibrada A má alimentação é um dos principais motivos pelos quais a massa muscular encontra dificuldades para se regenerar, iniciando um processo de perda.
Sarcopenia é a perda de massa muscular, um acontecimento comum após os 50 anos de idade, período que há maior redução da quantidade e tamanho das fibras que formam os músculos, redução da atividade física, e principalmente devido à redução de hormônios como estrogênio e testosterona.