República Florentina
Em 1430, Donatello iniciou a escultura do “Tabernáculo do Sacramento” para a Basílica de São Pedro, em Roma, obra que terminou em 1433. Por volta de 1440, esculpiu “David”, uma encomenda de Cosme de Médici para decorar os jardins de seu palácio em Florença.
De Donatello São Marcos (1411-1413) é uma estátua de mármore que representa aproximadamente sete pés e nove polegadas de altura e é exibida no museu da Orsanmichele igreja, Florença. Ele originalmente foi exibido em um nicho exterior da igreja, onde uma cópia está agora.
Florença
13 de dezembro de 1466
1386
São Jorge é uma estátua de um santo orgulhoso, divinizado a herói triunfante, é grande símbolo do Renascimento. Conhecido por suas formas proporcionais, beleza bem próxima aos padrões clássicos, força de expressões e dinamismo, a escultura foi feita pelo artista Donatello, grande escultor do século XV.
A escultura renascentista distingue-se da gótica essencialmente por deixar de ter a função de elemento ornamental, valendo por si mesma. ... A arte do Renascimento conseguiu interpretar a natureza e traduzi-la com liberdade e com conhecimento em múltiplas obras mestras.
Michelangelo
Miguel Ângelo
David ou Davi é uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo. O trabalho retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento. ... Os olhos de David, com semblante sério e cauteloso, estavam posicionados em direção a Roma.
Galeria da Academia de Belas Artes de Florença (desde 1873)
Acontece que em algumas escrituras Golias é descrito com a altura de 6 côvados e 1 palmo, equivalente entre 2,92 metros e 3,96 metros, dependendo da equivalência usada para converter a antiga unidade de medida côvado, que pode ser de 45 a 66 centímetros – já o palmo seria metade de 1 côvado.
A escultura Davi, de Michelangelo (1475-1564), retrata a figura bíblica que derrotou o gigante Golias. A escultura, de 1501, idealizada para ser vista de baixo, tem uma postura vigilante e meditativa. Ela sugere um homem capaz tanto de atitudes serenas como de uma ira avassaladora.
Michelangelo finalizou a obra em dois anos, mas a escultura que inicialmente se destinava para a Catedral acabou sendo colocada em frente ao Palazzo Vecchio olhando na direção de Roma (depois substituída por uma cópia moderna).
“Vi um anjo no bloco de mármore e simplesmente fui esculpindo até libertá-lo”. Michelangelo (1475-1564), embora pintasse magistralmente, além de compor e fazer projetos arquitetônicos, tinha como grande prazer artístico a escultura, e o mármore como paixão.
Artista de renome, em 1508, ele foi chamado à Roma para pintar o teto da Capela Sistina. ... Depois de revolucionar a escultura e a pintura europeia, Michelangelo passou a dedicar-se à arquitetura na segunda metade de sua vida. Em 1534, trocou Florença por Roma, onde viveria até o final dos seus dias.
Enquanto a Igreja estabelecia padrões, pregando Deus como o centro do universo, os humanistas defendiam o antropocentrismo e à busca pela verdade. Assim, Michelangelo, um dos principais artistas da época, manifestou em obras sacras, os ideais deste movimento, caracterizando uma nova concepção sobre a vida humana.
a- antropocentrismo (o homem no centro): valorização do homem como ser racional. Para os renascentistas o homem era visto como a mais bela e perfeita obra da natureza. ... Por essa razão apreciavam a beleza do mundo e tentavam captá-la em suas obras de arte.
Renascimento
Figura serpentinata é uma expressão italiana que significa "figura em forma de serpente", usada para designar uma forma ou estilo representativo da figura humana nas artes visuais. A crer em Giovanni Lomazzo, foi cunhada por Michelangelo.
Esse movimento artístico utilizou da arquitetura, escultura, artes plásticas, música e literatura, para apresentar uma arte mais perturbadora, exagerada e sofisticada. ... O termo “maneirismo” advém do italiano “maneira” que significa “maneira”, ao referir-se ao estilo próprio de cada artista.
As principais características da pintura maneirista são: Composição em que uma multidão de figuras se comprime em espaços arquitetônicos reduzidos. O resultado é a formação de planos paralelos, completamente irreais, e uma atmosfera de tensão permanente.