Apesar dos poderes irrestritos dignos de um imperador, Otávio tinha grande habilidade política e comandava o império mantendo a aparência política do período republicano. Seu reinado ficou marcado como um período de grande estabilidade política, além de prosperidade econômica e paz interna.
O maior império da história começou por volta do século 8 a.C., na região do rio Tibre, a partir de pequenos assentamentos latinos que, sob influência de povos vizinhos, se tornaram cidades, dando início a um regime monárquico.
As bases de sustentação do Império Romano eram a política e o exército, sendo a política usada para conquistar o apoio de elites locais de territórios que os exércitos romanos haviam conquistado.
Explicação:- A sociedade era patriarcal e hierarquizada (dividida em camadas sociais muito bem definidas). - Existência de um exército forte, numero, bem preparado e com excelentes armamentos e estratégias militares. - Três moedas foram usadas oficialmente pelo Império Romano: Denário, Sestércio e Soldo.
Iniciado após o período da Monarquia, foi durante o Império que os romanos expandiram-se para as mais longínquas regiões, conquistando os territórios de diversos povos "bárbaros" (bretões, gauleses, francos, etc) e expandindo a cultura greco-romana para toda a Europa, em uma organização política rígida e centralizada ...
Foi resultado de uma crise que se instalou a partir do século III d.C. Desagregação é o termo que os historiadores utilizam para explicar a queda do Império Romano, que aconteceu em 476 d.C., quando o último imperador romano, Rômulo Augusto, foi destituído por Odoacro, rei do povo germânico hérulo.
Inicialmente parte oriental do Império Romano (comumente chamada de Império Romano do Oriente no contexto), sobreviveu à fragmentação e ao colapso do Império Romano do Ocidente no século V e continuou a prosperar, existindo por mais de mil anos até sua queda diante da expansão dos turcos otomanos em 1453.
Resposta. por que Roma era um dos lugares mais ricos pois eles tiravam dos pobres pra si mesmo, é qndo a guerra de conquistas acabou Roma "faliu" pq não tinham de quem pegar o dinheiro.
As conseqüências da expansão romana Houve um enorme aumento da escravidão, já que os prisioneiros de guerra eram transformados em escravos. 2. O surgimento dos latifúndios e a falência dos pequenos proprietários.
As principais consequências foram; * Aumento da escravidão: povos conquistados viravam escravos. ... * Ruínas dos plebeus: substituídos pelos escravos, ficavam sem trabalho e alguns perderam as terras para os latifundiários.
As principais consequências do expansionismo romano foram: - em virtude das conquistas da conquista de diversos, houve aumento da escravidão. - aumento da quantidade de latifúndios: os donos das terras expandiram suas posses, através de terras conquistadas.
As consequencias dessas conquistas foi o desenvolvimento do comércio com as colônias e da econômia monetária e com as descobertas nas minas de ouro nas terras que foram conquistadas houve também um aumento na produção de mão escrava.
As regiões anexadas a Roma eram obrigadas a pagar-lhe altos impostos. Populações escravizadas substituíram a mão de obra livre, gerando uma massa de desempregados nos campos e nas cidades. Pequenos proprietários arruinados abandonavam suas terras em direção às cidades, contribuindo para o aumento das tensões sociais.