A contenção é feita com um fio de aço bem fino colado nas faces linguais dos dentes, ou seja, nas faces internas. Assim, temos a certeza de que nenhum dente sairá da posição. Ao mesmo tempo, o dispositivo fica totalmente invisível. Temos a opção de trabalhar com a contenção ortodôntica reta ou com a higiênica.
O ideal é dormir com a contenção ortodôntica para que não haja recidiva pelo movimento indesejado dos dentes! O correto é que use a contenção para dormir.
A contenção ortodôntica é utilizada após o fim do tratamento e tem como finalidade conter os dentes, sendo caracterizado então como passivo. Ou seja, o ortodontista poderá utilizar desses recursos para o ajuste do sorriso, englobando o uso de ambos os aparelhos e cada um cumprindo com seu objetivo.
O preço da discrição e da facilidade de higienizar bem os dentes pode chegar ao dobro do valor de um aparelho normal —pouco mais de R$ 10 mil para o tratamento completo.
Invisalign é um alinhador dentário alternativo aos aparelhos ortodônticos tradicionais que permite alinhar os dentes de maneira muito mais discreta. Sem utilizar bráquetes nem fios metálicos, esse sistema consiste em um jogo de moldeiras removíveis e praticamente invisíveis.