Lacerações de 3º e 4º graus: são lesões que caminham em direção ao ânus, acometendo esfíncter e mucosa anal, respectivamente. A aproximação é realizada com pontos por um profissional capacitado, com cuidado rigoroso no pós-parto.
A recuperação vai depender muito destes cuidados, mas leva, no máximo, cerca de 15 dias. Se a lesão for leve, em poucos dias tende a passar.
Em obstetrícia, uma laceração perineal é a laceração espontânea (não intencional) da pele ou de outras estruturas de tecido mole que, na mulher, separam a vagina do ânus. As lacerações perineais ocorrem geralmente durante o parto, que coloca pressão acrescida sobre o períneo.
A laceração de 3o grau estende-se para envolver o esfíncter anal externo. E a laceração de 4o grau atravessa toda a mucosa retal com exposição da luz, implicando ruptura dos esfíncteres anais externo e interno(2).
Tipos de laceração 1º grau - É o mais superficial, atingindo apenas a mucosa vaginal e o tecido subcutâneo. Na maioria das vezes, não precisa de ponto, pois cicatriza sozinha. 2º grau - Um pouco mais profundo, esse tipo de laceração atinge as camadas musculares do períneo.
Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).
A Organização Mundial da Saúde recomenda que apenas 25% dos partos sejam feitos por meio de cesarianas. Embora o parto normal seja o mais indicado para a segurança da mãe e do filho, é preciso lembrar que o sonho de ter um bebê por via vaginal nem sempre pode ser realizado.
ACD: Por alguns motivos. Elas têm medo de o bebê sofrer, medo da dor e também por desconhecimento. Rita: Muitas mães afirmam que têm o direito de escolher a cesárea como opção de parto e se dizem julgadas ao optar pela cirurgia.
A doença hemorroidária não interfere no parto ou na gestação. O problema é que quanto mais tempo de gestação e, principalmente, durante o parto normal as hemorroidas podem sangrar e exteriorizar devido à grande pressão pélvica imposta pelo feto.
O parto normal O corpo da mulher se prepara para ele desde o início da gravidez, o que possibilita uma recuperação rápida. Além de ser uma opção que apresenta menor risco de o feto nascer prematuro, infecções e complicações para a mãe no resguardo, também possibilita que o bebê escolha o momento certo de nascer.
Benefícios: Quando realizada para preservar a saúde de mãe e bebê, as cesáreas salvam vidas. No caso das cesáreas planejadas, a principal vantagem é saber exatamente quando o bebê vai nascer. Desvantagens: A recuperação da mãe é mais lenta do que no parto normal e há maior risco de infecção e hemorragia.
No entanto, a cesariana pode ser a melhor opção de parto em alguns casos....Diferenças entre parto normal e cesária.
A indução de parto não é muito aconselhada em caso de cesárea anterior ou cirurgia no útero, pois a introdução da ocitocina pode super estimular o útero provocando um rompimento ou até mesmo reduzir as necessidades de oxigênio do bebê, causando sofrimento fetal.
Segundo médicos ouvidos por UOL Gravidez e Filhos, as mulheres podem passar por duas cesáreas ao longo da vida sem que isso implique em riscos a mais para sua saúde ou a de seu bebê. Depois disso, se ela voltar a engravidar, será maior a possibilidade de que ocorram problemas na hora de realizar mais uma cesariana.
Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo, esclarece: “O ideal é que haja o intervalo de dois anos entre a cesariana e o parto normal. Passado esse período, não há problema.
A Organização Mundial de Saúde recomenda que o intervalo entre um parto e outro seja de no mínino 24 meses.
Ao avaliar esses pontos, o médico obstetra pode aconselhar quanto tempo você deve esperar para engravidar de novo. No entanto, na população geral, considera-se ideal esperar pelo menos 18 a 24 meses (1 ano e meio a 2 anos) entre o fim de uma gestação e o início da outra.
O intervalo ideal para engravidar depois do parto normal é de 2 anos idealmente, mas ser for menos um pouco não é muito grave. Porém, após uma cesariana não menos que os 2 anos entre gravidezes.
Tem risco de rotira uterina, acretismo placentario, alteração de placentação, trabalho de parto pré-termo, sangramento puerperal aumentado e necessidade de retirar o útero. Durante a cesárea pode ocorrer o risco lesão de bexiga, ureter e intestino. Fique tranquila.