A contagem diferencial é feita com objetiva de imersão (100X). Contar 100 leucócitos, diferenciando-os em: - Neutrófilos Bastonetes; - Neutrófilos Segmentados; - Eosinófilos; - Basófilos; - Linfócitos; - Monócitos. Os eritroblastos também devem ser contados, porém sem incluí-los, nos 100 leucócitos.
Como manusear o microscópio
1) Contar plaquetas em 10 campos aleatórios do esfregaço (com boa distribuição celular). 2) Realizar a média do somatório das plaquetas destes 10 campos. 3) Multiplicar o número médio de plaquetas por campo pelo fator.
O valor relativo considera o percentual de cada tipo de leucócito em um total de 100, já o valor absoluto, como é calculado a partir da leucometria global, demonstra a quantidade real de cada leucócito no organismo do animal, refletindo suas condições de saúde naquele momento.
O valor absoluto de um número não depende da posição em que o número se encontra, representa um valor sozinho. ... O valor relativo de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra. Por exemplo, o algarismo 9 no número 986 ocupa a 3º ordem, isto é, a casa das centenas. Assim, seu valor relativo é 900.
Portanto, neutrofilia relativa é um aumento do percentual de leucócitos que são compostos por neutrófilos, e neutrofilia absoluta é um aumento no número absoluto de neutrófilos no sangue. Tanto a neutrofilia relativa quanto a absoluta podem ocorrer em infecções bacterianas.
A contagem normal de leucócitos varia de 4.
A neutrofilia corresponde ao aumento do número de neutrófilos no sangue, o que pode ser indicativo de infecções e doenças inflamatórias ou ser apenas uma resposta do organismo ao estresse ou à prática de atividade física, por exemplo.
Leucócitos: É o valor total dos leucócitos no sangue. Quando este valor é muito alto, ocorre a leucocitose, que assinala, principalmente, uma infecção. Quando a contagem é mais baixa que o normal (leucopenia), pode indicar depressão da medula óssea, infecções virais ou reações tóxicas.
Bacteremia é a presença de bactérias na corrente sanguínea. A bacteremia pode resultar de atividades comuns (como escovação vigorosa dos dentes), de procedimentos médicos ou dentários, ou de infecções (como pneumonia ou infecção do trato urinário).