Para fazer uma maquete escolar, os materiais usados são simples. Para a base da maquete escolar são utilizados isopor ou madeira. Utiliza-se caixinhas de fósforo, leite, pasta de dente ou remédios para fazer os prédios e as casas. Para esconder a embalagem, papel de seda ou tinta são as melhores opções.
Maquete de cidade passo a passo
Comece a confeccionar as peças. Para isso, você deve usar papel sulfite para desenhá-las. Depois, recorte e use os moldes em uma placa de papelão. Esses moldes podem ser das paredes de uma casa, do telhado, de prédios, enfim, de todos os elementos que irão compor a sua maquete.
APRENDA DE UMA VEZ A FAZER GRAMA PARA MAQUETES!
Para fazer bem feito, cortei a terra com uma pá reta (com cuidado porque sabia da existência de encanamentos no local), retirei, coloquei o separador de grama para evitar que a terra invada as pedras, acrescentei isopor picado, areia grossa e manta bidim para ajudar na drenagem e logo cobri com as pedras.
Evite curvas de efeito pouco natural, como circunferências perfeitas ou ondinhas regulares. Desenhe antes no papel e depois passe para o jardim. Utilize calcário ou farinha mesmo para demarcar antes de cortar a grama.
Comprima a área do solo que está sem grama com o seu toque ou com um compactador. O solo deve ser compactado o suficiente para que quando você bata nele com o punho, nenhuma impressão significativa seja feita no chão.
Corte as raízes com uma tesoura de grama. Levante primeiro toda a borda antes de ir para o centro do quadrado cortado. Após separar toda a área do solo, enrole o quadrado como um rocambole. Preferencialmente use um carrinho para movimentar esse rocambole para o descarte ou para a área onde ele será transplantado.
Remover com a mão ou com um extrator de ervas daninhas Se você não tem um extrator de ervas daninhas e o solo em volta dela estiver muito duro, dificultando a retirada da raiz, você pode utilizar também uma espátula, uma faca, ou uma pequena pá para facilitar esse processo.
Use um estilete para cortar pedaços menores de grama onde você precisar encher espaços ou assentar a grama em volta de cantos. No entanto, deixe os pedaços de grama o maior possível. Não os corte em pedaços menores a menos que precise, já que os pedaços menores são mais propensos a secar antes de se estabelecer.
O adubo químico pode ser encontrado no mercado como Fertilizante NPK (N = nitrogênio, P = fósforo, K = potássio) e pode ser encontrada em diversas formulações. Geralmente, recomenda-se usar a composição NPK (50 g/m2) que oferece uma composição equilibrada para a sua grama.
A grama leva em média 30 dias para começar a enraizar. Sugiro aguardar pelo menos 60 dias antes de correr ou praticar esportes no gramado. Sem raízes suficientes, as placas escorregam e a terra afunda.
Se não houver chuva, o gramado deve ser irrigado duas vezes por semana, com 10 a 15 milímetros cada vez. Se a grama continuar a receber quantidade insuficiente de água, o sistema de raízes é forçado para a superfície onde a água está e, consequentemente, a grama fica ainda mais sensível à estiagem.
Deve-se evitar o pisoteio constante sobre a grama esmeralda, mantendo-se sempre um descanso semanal suficiente para executar os serviços de manutenção. Quando por qualquer razão o gramado apresentar injúrias mais sérias ou grandes falhas deve-se dar um descanso ainda maior e em alguns casos até refazer o plantio.