É fácil: basta fazer o exercício de registrar todos os seus bens e o dinheiro que tem em conta, ao lado das dívidas que você tem em determinado período. Ou seja, indicando as parcelas de cartão, empréstimos, financiamentos, etc.
O patrimônio líquido (PL) faz referência ao grupo de contas que registra o valor contábil de uma entidade. Trata-se de uma subconta contábil que leva em consideração aspectos como o capital social, os aportes financeiros de acionistas, os lucros acumulados, contas de reserva e até o fluxo de caixa.
O patrimônio pessoal é um conjunto de direitos, bens e obrigações de uma pessoa. Ele é composto por duas partes: Ativos: são os fatores que agregam, ou seja, os bens e os direitos.
O patrimônio líquido também faz parte dos passivos, mas engloba apenas o capital investido pelos proprietários. Representa tudo o que a empresa efetivamente tem, depois de pagar as suas dívidas. Portanto, é o resultado da diferença entre ativos e passivos (PL = A – P).
Outra maneira de realizar o cálculo do patrimônio líquido é calcular a diferença existente entre o ativo total e o ativo exigível. Para isso, basta fazer uso da seguinte equação: “Patrimônio Líquido – Ativo – Passivo”. – Resultado do Valor do patrimônio líquido: vinte mil reais.