EQST

Como Fazer Uma Planilha De Orçamento De Obras No Excel?

Como fazer uma planilha de orçamento de obras no Excel?

8 passos para elaborar a planilha de orçamento da obra

  1. Fazer o projeto. ...
  2. Analisar a composição de preços para cada serviço. ...
  3. Ajustar os custos. ...
  4. Levante os custos indiretos e custos de acessórios. ...
  5. Insira os impostos e defina o lucro desejado. ...
  6. Calcular e aplicar o BDI. ...
  7. Encontrar o preço de venda.

Como fazer orçamento de obra grátis?

Como fazer orçamento de obras: passo a passo completo!

  1. Tenha o projeto executivo e o memorial descritivo.
  2. Calcule os custos diretos e indiretos.
  3. Adicione taxas e impostos.
  4. Acrescente a porcentagem de lucro.

Como fazer orçamento de obras com a Tabela Sinapi?

O primeiro passo para elaborar um orçamento de obras de construção civil utilizando o SINAPI é fazendo o download da tabela. Para isso, acesse o site da CEF neste link. Depois, procure pela opção “Preços e Custos de Referência”, para ser direcionado a uma lista com todos os estados brasileiros.

Como usar a tabela do Sinapi?

Como usar o Índice Sinapi

  1. Acesse o site do Índice Sinapi.
  2. Role a página para baixo, até a parte intitulada “Preços e Custos de Referência”, e clique no estado desejado para realizar a pesquisa.
  3. Fazendo isso, você será direcionado para a página “Download de Arquivos” e nela terá acesso aos arquivos do Sinapi.

Como consultar a tabela Sinapi?

Você consegue baixar o SINAPI do seu Estado no Site da Caixa, clicando Aqui. São disponibilizadas as tabelas Desonerados e Não Desonerados, e cada arquivo ZIP é composto pelas seguintes tabelas: Catálogo de Composições Analíticas. Custo de Composições Analíticas.

O que significa CHP na tabela Sinapi?

Onde: CHP = Custo Horário Produtivo (sigla DNIT: Chp); CHI = Custo Horário Improdutivo (sigla DNIT: Chi) D = Depreciação por disponibilidade (sigla DNIT: Dh); J = Juros por disponibilidade (sigla DNIT: Jh); M = Manutenção (sigla DNIT: Mh); CMAT = Custo com materiais na operação (sigla DNIT: Cc); CMOB = Custos com mão ...

Como calcular a hora improdutiva de um equipamento?

O custo da hora improdutiva é dado pelas parcelas de depreciação/juros, operadores e seguros. Já o custo da hora produtiva é dado pelas parcelas de depreciação/juros, manutenção, combustível, operadores e seguros. Vamos tomar como exemplo, o caminhão basculante com capacidade para 10 m3.

O que é desonerado e não desonerado?

Desonerado quando os custos de mão de obra não possuem encargos sociais referentes a contribuição de 20% de INSS sobre a folha de pagamento. Não desonerado: quando os custos de mão de obra possuem encargos sociais referentes a contribuição de 20% de INSS sobre a folha de pagamento.

O que é desoneração da mão de obra?

Preço não desonerado (ou sem desoneração): é o preço da mão de obra que considera a contribuição previdenciária de 20% sobre a folha de pagamento. Preço desonerado (ou com desoneração): é o preço da mão de obra que não considera a contribuição previdenciária de 20%.

O quê desoneração da folha?

Sem desoneração (não desonerada): considera a contribuição de 20% ao INSS; Com desoneração (desonerada): sem contribuição ao INSS.

O que é valor desonerado?

Desonerar é retirar o ônus tributário sobre determinado fato imponível. São espécies de desoneração a imunidade, a isenção e a alíquota zero. ... O imposto desonerado aplica um "desconto" no valor final da venda.