Configure o aparelho para leitura da corrente alternada (AC) ou contínua (DC) e verifique a faixa em miliamperes ou amperes. Ligue o circuito e observar a corrente elétrica que será indicada no display do amperímetro. Desligue a energia do circuito e retire o aparelho.
34. Qual a voltagem da fonte, sabendo que a leitura do voltímetro é igual a 36 V? 35.
Conecte a ponta de prova preta no borne comum e a vermelha no borne correspondente a tensão alternada. Coloque as pontas de prova em uma tomada e verifique no visor o valor que vai aparecer. Medindo a tensão elétrica. Caso a tomada seja 220v, o valor que aparecerá no visor deve ser próximo à este.
Tensão elétrica (denotada por ∆V), também conhecida como diferença de potencial (DDP), é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos ou a diferença em energia potencial elétrica por unidade de carga elétrica entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt – homenagem ao físico italiano Alessandro Volta.
Fórmula. O potencial de um ponto pertencente a um campo elétrico é encontrado dividindo-se o trabalho pelo valor da carga. Esse valor é sempre medido em relação a um ponto de referência. Ao se definir um ponto de referência, convenciona-se que o potencial neste ponto é nulo.
Tensão elétrica é a grandeza física que mede a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, também chamada de ddp. O instrumento utilizado para medir a tensão elétrica é o voltímetro e no Sistema Internacional (SI) a unidade de medida é o volt, cujo símbolo é V.