O som de joelho rangendo durante os movimentos é conhecido como crepitação. O som de rangido percebido durante os movimentos é conhecido como crepitação. Geralmente, ele é resultado de bolhas de ar nas articulações. As bolhas surgem exatamente devido movimento.
Apesar de comumente ser confundido com a Condromalácia Patelar, o termo Condropatia se refere à doença que acomete a cartilagem do osso anterior do joelho, o termo Condropatia se refere a uma doença da cartilagem como um todo, que pode acometer desde uma pequena articulação, como a dos dedos da mão, até grandes ...
As lesões grau 4, então, são aquelas em que ocorreu desgaste completo da cartilagem, colocando a articulação em contato direto com a superfície óssea. As lesões de cartilagem são de difícil tratamento. Isso ocorre por que o tecido condral (de cartilagem) não se regenera completamente com o uso de remédios.
O agachamento é um dos exercícios em cadeia cinética fechada mais indicado por ser seguro e efetivo através de uma co-contração dos músculos quadríceps e ísquiotibiais, dando maior estabilidade ao joelho.
1. Quem tem condromalacia não pode praticar esportes: MITO. A doença está ligada a distúrbios biomecânicos, e após melhoria de sintomas é imprescindível o fortalecimento seguido de prática regular de esportes de baixo impacto, prevenindo sua recidiva.
Tratamento da condromalácia patelar exige fisioterapia Mas na academia, com a ajuda de um profissional de educação física, ele pode fazer pequenas atividades de fortalecimento, como caminhadas na esteira e usar o elíptico, além de fazer natação e bastante alongamento.”
Subir e descer escadas, bem como agachar e ajoelhar, são movimentos que devem ser evitados por quem tem condromalácia e está em tratamento da doença. A força de compressão entre a patela e o fêmur, agindo sobre a cartilagem amolecida, não só provoca dor como pode causar fissuras e erosões, que aumentarão com o tempo.
Em pacientes com condropatia, fêmuro patelar, o ideal é inciar o fortalecimento com graus reduzidos de 90° a 45°”, explica José Leonardo que completa: “O legpress também é outro exercício que pode ser realizado com graus de flexões reduzidos.”
Então a resposta é sim, alunos com Condromalácia podem e devem praticar atividades físicas.
Como o sobrepeso é um grande vilão para as cartilagens dos membros inferiores (especialmente dos joelhos), atividades aeróbicas de baixo impacto, como caminhadas, ciclismo e natação, ao contribuírem com a redução do peso corporal, combatem indiretamente o desgaste articular”, explica o ortopedista Vinícius Magno.
Para o joelho é indicado caminhada, natação ou bicicleta com carga leve.
Evite o uso de sapatos desconfortáveis Os calçados que promovem conforto para os pés e possuem amortecedores auxiliam na pisada e são importantes para não piorar as dores. Dessa forma, o salto alto se torna um “vilão” para quem sofre de Condromalácia patelar, pois ele retrai a musculatura que precisa estar alongada.
M22 - Transtornos da rótula (patela)