Durante o primeiro contato direto, deixe seu cachorro preso no canil ou atrás de um portão. Em seguida, permita que ele cheire o filhote de gato ou cachorro enquanto você o segura no colo. Se possível, conte com a ajuda de alguém para segurar um dos pets enquanto você impede que o outro avance.
“Em média, o primeiro cio ocorre entre os 6 e 12 meses de idade, com variações que dependem principalmente do porte da cadela”, explica o Dr. Rafael Passetti Cerqueira, médico-veterinário da Petz. Isso ocorre pois cadelas de pequeno porte costumam ter um desenvolvimento mais rápido nos primeiros meses de vida.
Para acabar com as dúvidas de como cães demonstram carinho, aqui vão 10 sinais de que seu filho de quatro patas é apaixonado por você.
De maneira simples, o cio corresponde ao período menstrual das mulheres. É quando sua cadela está pronta para acasalar e emite alguns cheiros que podem ser atraentes para os cachorros machos. Porém, diferente das mulheres, no mundo canino esse período só ocorre, geralmente, duas vezes ao ano.
Cadela no cio: sintomas
Como acalmar cadela no cio?
Neste caso, os cios são curtos e em alguns casos estão totalmente ausentes, o que significa que a sua cadela é estéril. Caso não haja nenhum tipo de problema, a cadela passa por dois ciclos por ano.
Para lidar com esta fase, atente-se às dicas de como acalmar uma gata no cio:
Cansada de atolar o pé em cocôs de cachorro na porta de casa toda manhã, ela apelou para uma tática que considera altamente eficaz para espantar a cachorrada: destampou o vidro de conserva e "temperou" a calçada com pimenta. "Funciona que é uma beleza", afirma a auxiliar de enfermagem.
Como fazer:
Vinagre: os peludos não são muito fãs de cheiros cítricos. Por isso, se você está buscando um cheiro que o cachorro não suporta, o vinagre é uma ótima opção! Muito comum como repelente, o uso do vinagre para cachorro não urinar em determinado local costuma ser eficiente.
Modo de usar: Em uma folha de jornal ou tapete higiênico pingue 5 gotas do Educador Sanitário Pipi Sanol colocando-a no lugar onde você deseja que seu pet faça suas necessidades. Leve o cão, após sua refeição para perto do jornal e deixar que ele cheire.
Para dar um banho seco em seu cão ou gato, leve-o a uma área aberta e fácil de limpar. Escove os pelos dele e aplique a mistura de uma xícara de amido de milho com ¼ de xícara de bicarbonato de sódio, massageando para que essa mistura absorva a oleosidade, os odores e a sujeira.
Para higienizar seu filhote, portanto, evite um banho completo e opte por lenços umedecidos, retirando cuidadosamente a sujeira acumulada e reduzindo o mau cheiro.
Filhotes, idosos e cães doentes devem ter cuidado no banho e o banho a seco para cachorro é uma ótima alternativa. Além de evitar que o animal se molhe, o banho a seco evita o contato com outros animais no petshop. Isso é muito importante para cães com baixa resistência, alergias ou filhotes sem todas as vacinas.