EQST

Como Entender O Livro O Capital?

Como entender o livro O Capital?

Para entender O capital é para Harvey realmente um 'guia' (mais do que uma introdução ou interpretação), que tem a pretensão de orientar uma primeira exploração da economia política de Marx a todos que desejam trilhar esse caminho.

O que fala o capital?

O Capital, obra fundamental do filósofo, sociólogo e economista alemão Karl Marx, é um conjunto de três volumes publicados entre 1867 e 1883. No livro, Marx propõe uma interpretação crítica do sistema econômico capitalista, criando um contraponto a economistas clássicos como Adam Smith.

Como iniciar a leitura de Marx?

Para um estudo básico introdutório do marxismo-leninismo, e para ser enriquecido a cada momento, o estudante deverá começar com o seguinte: "Manifesto Comunista" de Marx e Engels, "Socialismo Utópico e Científico" e "Discurso à Beira do Túmulo de Carlos Marx" de Engels (em "Obras escolhidas" de Marx, vol.

Por que ler Marx é importante?

Marx é o autor mais incômodo que surgiu até hoje na filosofia. Conceitos como materialismo histórico, ideologia, alienação, comunismo e outros são imprescindíveis ao avanço do conhecimento crítico. Por isso, mais do que nunca é preciso frequentá-los."

Como começar a estudar Filosofia?

A primeira dica que dou é fazer uma introdução ao autor ou tema antes, durante ou depois de ler a obra. Compreender aspectos históricos e biográficos é interessante, porém, uma obra filosófica requer mais que isso. Existem diálogos, conexões e críticas que nem sempre estão explícitas.

Quem se formou em filosofia e O Quê?

Pensando de forma estrita, qualquer pessoa formada em Filosofia pode ser chamada de Filósofa, mesmo sem uma produção relevante, sem ter desenvolvido um sistema próprio ou mesmo sem ter tido uma interpretação a respeito de algum filósofo ou questão filosófica que se destaque.

Qual é a função de um filósofo?

O que faz um Filósofo? É função do filósofo estudar e refletir sobre a natureza de todas as coisas e suas relações entre si, bem como seus significados. ... Para isso, o filósofo questiona e investiga a essência do universo e do homem com profundidade e rigor metodológico.

O que é ser verdadeiramente um filósofo?

A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. ... E os filósofos (profissionais, poderíamos dizer) são aquelas pessoas que dedicam sua vida a refletir de maneira sistemática e rigorosa sobre as questões filosóficas.

O que é um filósofo e alguém que pratica?

É alguém que pratica a filosofia, em outras palavras, que se serve da razão para tentar pensar o mundo e sua própria vida, a fim de se aproximar da sabedoria ou da felicidade. Mais um motivo para filosofar sem mais tardar. ... COMPTE-SPONVILLE André.

O que faz um filósofo E o que uma pessoa precisa fazer para a filosofia?

Um filósofo busca uma explicação para todas as coisas existentes através de uma reflexão profunda, buscando olhar aquilo de uma maneira diferente do olhar normal das pessoas. Sabendo disso, para alguém filosofar não precisa fazer nada além de uma reflexão detalhada sobre algo, sem levar em conta os padrões.

Que tipo de questões a filosofia trata?

A filosofia busca estudar e entender as questões gerais e fundamentais relacionadas à natureza da existência humana. Isso inclui falar da moral, do conhecimento, da estética, da mente e do universo em geral.

O que se deve fazer para filosofar?

Resposta: O exercício do filosofar exige, pois, inventariar conceitos e valores; estudar e criticar valores; estudar e reconstruir conceitos e valores, e para que isso ocorra, é preciso olhar não só o dia-a-dia, mas ler e estudar o que disseram os outros pensadores, os outros filósofos.

Qual o conceito de certo e errado de acordo com a filosofia?

Filósofos estudam a natureza do bem e do mal, do certo e do errado, discutem o certo a fazer de acordo com essas definições metafísicas de moralidade. ... Um cientista não poderia classificar uma ação como moralmente correta ou errada com base em evidências. Isso é tarefa da filosofia.

Qual a definição de mal?

substantivo masculino Contrário ao bem; que prejudica ou machuca: vivia desejando o mal aos outros; a falta de segurança é um mal que está presente em grandes cidades. Modo de agir ruim: o mal não dura muito. Aquilo que causa prejuízo: as pragas fazem mal à plantação. Tragédia: os males causaram destruição na favela.

Qual é a visão que Sócrates tem do bem e do mal?

O bem era, para Sócrates, o caminho que a razão apontava, de modo que eram boas, belas e justas todas as coisas que eram verdadeiras. ... Já o mal é a ausência da sabedoria, de modo que ninguém agiria mal por vontade, e sim apenas por ignorância do que seria o verdadeiro bem.