O termo “a cima”, escrito separado, é sinônimo de “para cima” e antônimo de “de baixo” ou “para baixo” e não leva crase. Ele significa que algo está no alto ou no topo, sendo formado pela preposição “a” mais o substantivo “cima”. Exemplos: Fiquei muito nervosa pois quando entrei na sala ela me olhou de baixo a cima.
O termo "acima", é um advérbio de lugar e antônimo de "abaixo". Assim, ele é empregado com o sentido de que algo está num local elevado, ou seja, localizado numa posição superior.
A palavra em cima, escrita de forma separada passa a ideia de que algo está em uma posição mais elevada, ou seja, em um lugar mais alto.
Agir com determinação para conquistar um determinado objetivo.
Significado de Cima substantivo feminino Cume ou topo; a parte mais alta ou elevada de; situado na parte superior de algo.
A palavra “encima”, escrita junta, é uma conjugação do verbo “encimar”, que significa “colocar sobre”, “colocar em cima de”, “alçar” ou “elevar”. O termo “em cima”, escrito separadamente, é uma locução adverbial usada para indicar a posição de algo ou de alguém.
Acima é advérbio que significa «em parte mais alta», e em cima e por cima são locuções adverbiais, respectivamente com o sentido de «na parte superior (com contacto)» e de «acima (sem contacto)». A Gramática Portuguesa de Pilar Vázquez Cuesta é bastante completa, tanto neste como noutros assuntos semelhantes.
Tem mais depois da publicidade ;) Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado.
Há algumas palavras ou expressões que levam à dúvida acerca de sua grafia. Esse é o caso do advérbio “embaixo” e da preposição e adjetivo “em baixo”. O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto.