A estimulação neuropsicopedagógica para desenvolver e treinar o controle inibitório poderá ser realizada através de atividades de vida prática, como por exemplo, versar líquidos, transpor objetos com uma pinça de um recipiente para outro, abotoar e desabotoar roupas, amarrar cadarços, descascar e cortar alimentos, ...
Resposta inibitória: Capacidade de pensar antes de agir. Essa habilidade de resistir em dizer ou fazer alguma coisa nos dá tempo para avaliar uma situação e decidir se algo deve ou não deve ser dito, por exemplo.
As funções executivas "frias" estão relacionadas a habilidades puramente cognitivas do córtex pré-frontal dorso lateral e são ativadas por problemas abstratos, descontextualizados e que requerem a capacidade de suprimir processos automáticos ou respostas preponderantes, e as "quentes" aos aspectos afetivos do córtex ...
A inibição comportamental envolve sistemas executivos do cérebro que monitoram e supervisionam o comportamento em andamento, suprimindo escolhas e ações inapropriadas.
É possível considerar três dimensões fundamentais que compõem as funções executivas: memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva14.
Comportamentos positivos – funções executivas ajudam as crianças a desenvolver habilidades de trabalho em equipe, liderança, tomada de decisão, trabalhar visando a objetivos, pensamento crítico, capacidade de adaptação e estar cientes de suas próprias emoções, bem como as dos outros.
A função executiva é requerida sempre que se faz necessário formular planos de ação ou quando uma sequência de respostas apropriadas deve ser selecionada e esquematizada. Do ponto de vista da neuropsicologia a função executiva compreende os fenômenos de flexibilidade cognitiva e de tomada de decisões.
O desenvolvimento das funções executivas de base dependem de aspectos maturacionais relacionados à mielinização de estruturas e circuitos pré-frontais (lobo frontal que é um lobo motor e de ação) e suas conexões funcionais. Porém estas conexões também dependem de aspectos ambientais para completar seu desenvolvimento.
As principais funções cognitivas são: percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas. É a partir da relação entre todas estas funções que entendemos a grande maioria dos comportamentos, desde o mais simples até as situações de maior complexidade, e que exigem atividades cerebrais mais elaboradas.
O uso funcional dos mediadores culturais consiste em um processo muito importante no desenvolvimento mental do ser humano, por promover a transformação das funções psicológicas elementares em funções psicológicas superiores. ... Somente desta forma suas funções psicológicas passarão de elementares a superiores.
Mediar é uma forma do professor conduzir o aluno no ato de pensar em que se suscita discussões em torno de uma resposta obtida e, em seguida, questiona-se sua veracidade, indica-se caminhos que podem levar à resolução e orienta-se a reformulação de hipóteses para obtenção de teses e conclusões.
É a aquisição de conhecimentos realizada por meio de um elo intermediário entre o ser humano e o ambiente. Para Vygotsky, há dois tipos de elementos mediadores: os instrumentos e os signos - representações mentais que substituem objetos do mundo real.
A formação das funções psicológicas superiores das crianças envolvem o processo de construção de um consciente responsável por suas ações. Para fomentar tal prática, é necessário instituir atividades didáticas que demandem ações críticas e reflexivas, problemas que tenham soluções diversas.
Os processos psicológicos superiores consistem, assim, em ações conscientes e controladas, atenção voluntária, pensamento abstrato, memória ativa e comportamento deliberado. ... As funções psicológicas superiores emergem a partir da interação da criança com membros mais experientes da cultura.
As Funções Psicológicas Superiores (FPS), como memória, consciência, percepção, atenção, fala, pensamento, vontade, formação de conceitos e emoção, se intercambiam nesta rede de nexos ou relações e formam, assim, um sistema psicológico, em que as funções se relacionam entre si.
Função Psicológica é uma capacidade ou propriedade de ação de que dispõe o psiquismo no processo de captação da realidade objetiva. As funções psicológicas são exclusivas ao homem? As Funções Psicológicas não são exclusivas ao homem, pois os animais também são capazes de atentar, memorizar, sentir e perceber.
PENSAMENTO E LINGUAGEMLINGUAGEM – sistema simbólico básico de todos os grupos humanos Vygotsky trabalha com 2 funções básicas da linguagem:Intercâmbio Social – É a função principal da linguagem e tem por objetivo a comunicação. Ex: O choro do bebê . Pensamento Generalizante – É o “encaixe” da língua com o pensamento.
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. ... A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.
Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem sua percepção do mundo ao redor de si, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos.