Responsável por gerenciar as relações das pessoas com a empresa, o especialista em recursos humanos (RH) é um componente fundamental para as organizações.
De acordo com a pesquisa HR Trends - realizada pela propay - com profissionais que ocupam cargos estratégicos no RH, 87% das empresas com até 300 funcionários possuem de 1 a 6 profissionais de RH. 82% das companhias com mais de 10 mil colaboradores, possuem mais de 30 profissionais de RH.
O que se estuda no curso de Recursos Humanos?
Não existe fórmula para calcular o número ideal de funcionários para a empresa, tudo depende do tipo de negócio, da fase em que a empresa se encontra. Analise seu empreendimento, quantas horas ele funcionará por dia para definir a quantidade de pessoal. Capacite seus colaboradores e torne sua empresa profissional.
A área de Recursos Humanos, ou RH, como é conhecido o setor responsável pela gestão de pessoas, é um conjunto de técnicas e práticas realizadas pelos profissionais que atuam com a finalidade de gerir comportamentos internos e potencializar o capital humano.
O setor de RH é responsável pelo processo de atração, seleção, entrevista e contratação de novos talentos. Esse procedimento pode ser realizado tanto internamente, abrindo as vagas para os colaboradores que já fazem parte da empresa, como externo, quando os profissionais são buscados no mercado de trabalho.
Essa função do RH na área da saúde promove uma comunicação mais eficaz, clara e objetiva, que busca construir junto com o colaborador soluções justas e viáveis para buscar sua melhoria contínua. Com isso, aumenta a segurança e a confiança existente nos processos de comunicação.
Para isso, existem diversos processos de RH essenciais para assegurar que ele cumpra as suas funções. Existem seis tipos de processos de RH: provisão, aplicação, remuneração, desenvolvimento, manutenção e monitoração.
Os profissionais de RH, além de serem responsáveis por desligar pessoas que possam trazer problemas para a empresa, são responsáveis por identificar e formar líderes. Promover as pessoas certas e solucionar conflitos internos, também é uma das responsabilidades da área de recursos humanos.
O treinamento, então, visa diminuir as chances da pessoa cometer erros, ensinar os pontos que demandam mais foco e promover segurança no trabalho. Treinamentos preparam uma pessoa (ou um grupo de pessoas) para as habilidades necessárias dentro de sua função na empresa, ele acontece de forma pontual.
Significado de Treinamento Processo que torna alguém capaz de desenvolver algo, através de orientação ou instrução; formação: programa de Treinamento em Jornalismo. Destreza ou conhecimento adquirido em qualquer área; habilidade. Etimologia (origem da palavra treinamento). Treinar + mento.
O treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidades. ... Qualquer tarefa seja complexa ou simples envolve necessariamente estes três aspectos.
Os treinamentos têm a finalidade de adequar a pessoa à cultura da empresa, mudar atitudes dos funcionários, desenvolver pessoas, adaptá-las para lidar com a modernização da empresa, desfrutar da competência humana, ou seja, gozar da capacidade que o ser humano tem de aprender, maximizar o desempenho profissional, ...
Treinamento é uma prática de curta duração que tem o objetivo de preparar o colaborador para executar suas atividades com excelência dentro da empresa. Já o desenvolvimento é um conjunto de práticas educacionais de longo prazo para melhorar o desempenho pessoal dos colaboradores.
Diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores
O treinamento e desenvolvimento tem objetivos diferentes. O treinamento tem foco em ações presentes, na melhoria das atividades que o profissional executa diariamente. Já o desenvolvimento tem o objetivo de preparar o profissional para situações que possam acontecer (uma promoção, por exemplo).
Para começar: o que é treinamento e desenvolvimento organizacional? Os chamados T&D são métodos, capacitações e aprimoramentos para potencializar e melhorar os conhecimentos técnicos e/ou comportamentais dos funcionários de uma empresa.
Aumentar a motivação dos colaboradores Os treinamentos permitem que o trabalho seja feito com mais qualidade, melhorando o retorno para a empresa e o feedback positivo para o funcionário. Com isso, há um aumento na motivação dos colaboradores, que obtêm consequências prazerosas na execução do trabalho.
O treinamento e desenvolvimento de pessoas proporciona para a empresa, e seus colaboradores, que um indivíduo não fique estagnado, ou seja, que ele se desenvolva não apenas para o cargo atual, mas também para outras funções para as quais ele possa ser considerado.
Importância da política de treinamento e desenvolvimento. ... Quanto melhor delimitado o treinamento, mais concreto serão os resultados tanto para a empresa quanto para o colaborador. Com o treinamento bem estruturado é possível acompanhar todo o processo e entender se ele está sendo colocado em prática da forma correta.