A partir de 30 dias, eles se tornam mais independentes e começam a buscar alimento sólido por conta própria. Durante todo o processo, ofereça aos pais uma ração para calopsita de qualidade. Além disso, mantenha a gaiola sempre limpa e em local tranquilo, seguro e longe de correntes de vento.
Soluções caseiras
“A maneira mais prática é usar borra de café, que é um resíduo que praticamente toda casa produz”, aconselha Arajany. “Além de ser orgânico e evitar a produção de mais lixo, a borra espanta as formigas e também fortalece as plantas por meio do enriquecimento do substrato”.
A população de seus formigueiros é dividida em castas, organizadas em torno de uma rainha, que passa a vida colocando ovos que darão origem aos seus “súditos”. A mais numerosa casta é formada pelas formigas operárias, que protegem a colônia e cuidam dos alimentos e dos ovos da rainha.
Cravo-da-índia, folha de louro e casca de tangerina também são eficientes para afastar formigas. Esses ingredientes possuem óleos essenciais com cheiros desagradáveis ao pequeno inseto. Mas eles precisam ser trocados periodicamente.