O Sistema Inicial de Drenagem, ou Microdrenagem, possui em sua composição pavimentos das ruas, guias e sarjetas, bocas de lobo, canais de pequenas dimensões e galerias de águas pluviais.
Segundo Oliveira (2007), os sistemas de coleta e aproveitamento de água de chuva em edificações são formados por quatro componentes básicos: áreas de coleta; condutores; armazenamento e tratamento.
Os sistemas de drenagem urbana são classificados em separado ou combinado. Os sistemas mistos ou combinados usam um mesmo conduto para o água pluvial e esgotamento sanitário enquanto que os sistemas separados têm uma rede de condutos para as águas pluviais e outra para o esgoto.
Sistema de drenagem é o nome que se dá a uma série de estruturas que são instalados em um determinado local com o intuito de reter, tratar e transpor águas pluviais (que nada mais são que as águas da chuva).
O que é um sistema de drenagem de águas pluviais? Também conhecido como drenagem urbana, se trata justamente de um processo de controle e gerenciamento das águas da chuva. Seu principal objetivo é minimizar os problemas que esse excesso de água pode causar, como os deslizamentos de encostas e enchentes.
Ou seja, os sistemas de drenagem urbana têm a função de prevenir possíveis inundações, principalmente nas áreas mais baixas das cidades sujeitas aos alagamentos. ... O problema habitacional tem levado à criação de um número elevado de favelas nas cidades, principalmente nas zonas periféricas.
Ainda de acordo com o mesmo autor, o sistema de drenagem com o manejo de águas pluviais trará importantes benefícios, como melhores condições de tráfego de pessoas e veículos, favorecimento à saúde e ao meio ambiente, redução de custo de manutenção das vias e etc.
A drenagem urbana é um termo que representa com fidelidade a prática de décadas passadas em que o problema de águas pluviais nas cidades era resolvido apenas tratando de fazer com que os volumes gerados pelas chuvas fossem drenados o mais rapidamente possível para jusante.
Além de escoar a água da chuva do ambiente público, a rede pluvial evita que a água seja carregada até a rede de esgoto. ... Ou seja, a água da chuva e o esgoto podem transbordar e acabar retornando às vias, causando danos à higiene e até mesmo na saúde pública.
Os canteiros elevados conseguem resolver bastantes problemas. Por essa razão, use canteiros para melhorar a drenagem, melhorar o solo ou contrair a compactação. Opte por canteiros elevados se pensa em cultivar fruteiras em solos argilosos, sobre uma camada impermeável ou num local de passagem de escoamento.
A importância de um serviço adequado de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas torna-se mais clara para a população das grandes cidades na medida em que se acumulam os efeitos negativos das chuvas, tais como alagamentos, inundações, deslizamentos e perda de rios e lagos.
No Brasil, onde há grande volume de chuvas, especialmente no verão, é proibido lançar água pluvial nos ramais de esgotos. No Estado de São Paulo, o decreto 5.
Resposta. A água servida é a água depois de ter sido utilizada, seu destino é a estação de tratamento no esgoto.
Água servida jogada na rua é ilegal, danifica o asfalto e representa perigo à saúde. O descarte de água servida na rua, além de ilegal, representa muitos perigos para a saúde do morador e prejuízos para os cofres públicos. ... A água servida também danifica o asfalto que cobre as vias públicas.
NUVEM - É o estado da água quando ela se encontra na alta atmosfera. ... O vapor sobe para a alta atmosfora para formar as nuvens. O QUE ACONTECE COM A ÁGUA DA CHUVA DEPOIS QUE ELA CAI NO SOLO. Uma parte infiltra no solo e vai formar o leçol freático e os rios subterrâneos.
argiloso
As plantas se fixam no solo através de suas raízes, que além de prover suporte também desempenham a função vital de absorção de água e nutrientes minerais presentes no solo. ... A raiz absorve água majoritariamente através de um mecanismo de diferença de potencial.
O solo argiloso é o que mais retem água, isso ocorre por ele ser muito poroso e por ser mais polar do que a areia, que é muito apolar, facilitando a retenção de água nesses tipos de solos, por isso o barro forma lama.
Resposta. Resposta:Já nos solos argilosos, existe maior retenção de água no solo devido à presença dos microporos que retém a água contra as forças da gravidade, porém esses solos podem ser facilmente compactados.