A lanterna de Aristóteles é uma estrutura de alimentação única dos equinoides; rodeia completamente a boca e serve para raspar o alimento do substrato; é composta por cinco dentes móveis e um complexo de músculos. ... Alimentam-se de algas e pequenos invertebrados, raspando o substrato.
Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos que apresentam movimentação lenta ou são sésseis. Possuem um endoesqueleto formado por placas calcárias e, em sua maioria, apresentam projeções pontiagudas (que partem desse esqueleto) e espinhos.
As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. São triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios. A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral.
Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).
Equinodermos e cordados têm em comum o fato de serem deuterostômios. A presença do arquêntero e sua comunicação com o blastóporo e a condição triblástica também são características comuns a equinodermos e cordados que surgem na fase de gastrulação.
A caracteristicas que os equinodermos tem que os aproxima dos vertebrados, é que ambos estão na categoria de deuterostômios, então eles compartilham a formação do ânus e da boca, ou seja o sistema digestorio completo.
A principal proximidade entre os equinodermos e os chordados consiste na formação embrionária, mas a diferença morfofuncional é que em todos os invertebrados, a exceção dos equinodermos, os folhetos embrionários dão origem a uma cavidade denominada de blastóporo.
Os equinodermos são os invertebrados mais evoluídos, estando então muito próximos dos cordados. Essa proximidade ocorre por conta do blastóporo: tanto equinodermos quanto cordados são deuterostômios, ou seja, o tubo digestivo abre primeiramente no ânus.
Equinodermos e cordados formam um grupo chamado deuterostômios. ... Enquanto nos deuterostômios a boca se forma depois, o primeiro orifício formado virá a ser o ânus, extremidade final do sistema digestivo nestes animais. A deuterostomia é uma das principais novidades evolutivas dos equinodermos.
As características fundamentais e exclusivas de um cordado são a notocorda, o tubo nervoso ou tubo neural e as fendas faríngeas ou branquiais.
Resposta. Eles se defendem com os espinhos assim como o ouriço do mar ...
Eles são muito importantes na cadeia alimentar oceânica, pois são a dieta básica de muitos animais, incluindo a lontra do mar. Por outro lado, os equinodermos se alimentam de algas marinhas e controlam seu crescimento. ... Em alguns países, os equinodermos são considerados um alimento.
A palavra “equinodermos”vem do grego e significa echinos = espinho; dermatos = pele, ou seja, os equinodermos são animais que possuem o corpo todo recoberto por espinhos. Estes, além de terem função de defesa, também atuam na locomoção do animal.
Podemos afirmar que a simetria radial dos equinodermos é considerada secundária porque esses animais possuem ancestrais e fases larvais com características de simetria bilateral.
Essa característica foi utilizada para denominar o grupo, sendo o termo equinodermo derivado do grego — echin, que significa “coberto de espinhos”, e derma, que significa “pele”. Os equinodermos são organismos triblásticos, celomados e deuterostômios.
Marque a característica que NÃO está relacionada aos equinodermos:(A)Sistema ambulacrário.
Resposta. A poluição do mar,Que com isso pode prejudicar os seres equinodermos!
Qual das opções abaixo indica uma característica encontradas nos equinodermos. a)presença de espinhos.
A respiração nos equinodermos ocorre por meio de difusão - entra a água do ambiente que habitam (água do mar) e a que se encontra no sistema ambulacrário. Nos pepinos-do-mar, por exemplo, existem diversos filamentos ao redor da cavidade oral, por onde passa o líquido celomático.