Volume do tronco da pirâmide O melhor caminho para calcular o volume do tronco de uma pirâmide é subtrair do volume da pirâmide o volume do outro sólido formado pela secção transversal. Esse sólido é uma segunda pirâmide, menor que a primeira, cuja área da base será aqui representada por A2.
Método 3 de 3: O apótema é uma linha que sai do centro do pentágono e toca um dos lados dele, em um ângulo reto. Se você souber o comprimento dele, é possível usar essa simples fórmula. Área de um pentágono regular = pa/2, onde a = perímetro e a = apótema.
Em outras palavras, a área do pentágono é calculada multiplicando o perímetro do polígono pelo seu apótema. Vale pontuar que o apótema é um segmento de reta que vai do centro do polígono regular até o centro de um dos lados do pentágono.
17,4 cm²
Como o pentágono é regular, cada um de seus ângulos internos mede 108°. Assim sendo, cada um de seus ângulos externos medirá 72°. Observe que existem exatos cinco ângulos externos nesse polígono, e que todos medem 72° porque o polígono é regular.
(2) Como o pentágono é regular, os seus cinco ângulos internos têm a mesma medida, logo, ficou fácil determinar a medida em graus de cada ângulo interno; basta dividir 540∘ por 5: 540∘5=108∘. Assim, a medida em graus de cada ângulo interno de um pentágono regular é 108∘.
A medida do ângulo central de um pentágono regular inscrito em uma circunferência é 72º. Considere que temos um polígono regular com n lados. A medida do ângulo central desse polígono regular é calculada pela seguinte fórmula: Ac = 360/n, ou seja, basta dividir 360º pelo total de lados.
Tem mais depois da publicidade ;) Em um polígono de cinco lados (pentágono), formamos três triângulos. Em um polígono de seis lados (hexágono), formamos quatro triângulos. Portanto, a soma dos ângulos internos é 4·180º = 720º.
Tem mais depois da publicidade ;) A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.