Portanto, o capital de giro líquido vem a ser representado pela fórmula: CGL = AC – PC. Dessa maneira, o ativo circulante é tudo aquilo que será transformado em caixa em até 12 meses. Por outro lado, os passivos circulantes são as contas que deverão ser liquidadas em até 12 meses.
CCL - Capital circulante líquido, representa o total de recursos de curto prazo disponíveis para financiamento das atividades da empresa. É medido pela diferença entre o ativo e o passivo circulantes. ... Apresenta se existe folga nos ativos de curto prazo emrelação aos passivos de curto prazo.
Sabendo disso, vale dizer que se o capital circulante líquido apresentar resultados positivos, significa que a saúde financeira do empreendimento está indo muito bem. Então, adotar essa métrica é fundamental para que o funcionamento operacional da indústria continue a todo vapor.
Ref.: 4a Questão Quando a empresa possui um Capital Circulante Líquido positivo, o analista financeiro chega a conclusão que: A empresa apresentou um resultado operacional positivo. ... Explicação: Significa que a empresa possui um Ativo Circulante maior que o Passivo Circulante .
O capital de giro positivo geralmente indica que uma empresa é capaz de saldar seus passivos de curto prazo quase imediatamente. O capital de giro negativo geralmente indica que uma empresa não pode fazê-lo.
Capital de giro próprio Corresponde à diferença positiva entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante. Ou seja, as contas estão equilibradas. É usado quando não precisa recorrer a terceiros para resolver as questões financeiras. O próprio dinheiro da empresa pode reorganizar as finanças.
Quando o valor do ativo circulante é menor que o do passivo circulante, significa que a empresa possui capital de giro liquido negativo. ... Assim, apenas as contas de salários em geral e de impostos e encargos a pagar podem ser ditos como de custo zero no financiamento do capital de giro.
O ativo circulante aparece logo no topo do Balanço Patrimonial e representa valores de alta liquidez, ou seja, que facilmente se transformam em dinheiro. Ele inclui: o próprio dinheiro e seus equivalentes, conta em banco, contas a receber, estoques, aplicações financeiras e etc.