O paciente deve seguir as instruções do médico. seguir as instruções dos fabricantes para preparação e aplicação da dose. nas emergências, para uso intravenoso, utiliza-se a insulina regular (R). não usar nunca as formas N, L, glargina e glulisina para uso intravenoso.
A recomendação médica é que a insulina seja injetada no tecido subcutâneo, camada de gordura que fica logo abaixo da pele. Se a agulha atingir o músculo, por exemplo, a insulina será absorvida mais rapidamente, sem falar que a dor será maior.
Já as insulinas em uso, podem ser mantidas na geladeira ou em temperatura ambiente (até 30 graus), em local fresco, ao abrigo da luz e de oscilações de temperatura. O local mais adequado para armazenar as insulinas em geladeira doméstica, são as prateleiras do meio para baixo, próxima ou na gaveta de verduras.
A insulina regular deve ser aplicada preferencialmente no abdômen para aumentar a taxa de absorção, enquanto a NPH deve ser aplicada, preferencialmente, nas coxas ou nas nádegas, para retardar a absorção e reduzir o risco de hipoglicemia.
A insulina sendo uma proteína, quando administrada pela via oral, tende a ser digerida durante sua passagem pelo estômago e intestino. Como qualquer outra proteína, a insulina é destruída pelas enzimas do sistema gastrointestinal, perdendo a sua função de hormônio no organismo.
Pois é na corrente sanguínea seu local de atuação. A insulina atua captando moléculas de glicose do nosso sangue, e levando até nossas células. Para rápida ação, os diabéticos injetam-na na corrente sanguínea.
Recomenda-se administrar as injeções por via subcutânea. O produto nunca deverá ser injetado por via intravenosa. Insulina Humana Recombinante NPH deve ser administrada subcutaneamente na coxa.
A insulina NPH (neutral protamine Hagedorn) tem duração de ação intermediária (pico em 6 a 12h e duração usual 16 a 20h) e por esse motivo é utilizada 1 ou 2 vezes por dia (noite/antes do desjejum) para manter níveis basais de insulina.
Insulina Humana Recombinante NPH é um agente que combate o diabetes, diminuindo o nível de glicose no sangue, após a injeção.
A insulina chamada de 'regular' é idêntica à humana na sua estrutura. Já a NPH é associada a duas substâncias (protamina e o zinco) que promovem um efeito mais prolongado.
Quem sofre de diabetes deve ficar atento para evitar crises de hipoglicemia. A reação acontece pela diminuição da taxa de açúcar no sangue. Os sintomas são mal-estar, tontura, sudorese, e em casos mais graves pode ocasionar em desmaios e até o coma.