A data da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera/outono.
Depois do Carnaval e dos 40 dias da Quaresma, chega ao calendário litúrgico, a Páscoa. O costume no Brasil é de presentear ovos de chocolate ou ovos pintados a mão, recheados com doces. ... Na verdade, esses ovos são trazidos pelo coelhinho da Páscoa.
A Páscoa judaica é comemorada anualmente no dia 14 de nissan (ou nisã), pelo fato de que a primeira Páscoa comemorada pelos judeus, enquanto eram escravos no Egito, aconteceu nos dias 14 e 15 de nissan, há cerca de 3500 anos. A primeira Páscoa aconteceu no contexto da escravidão dos hebreus no Egito.
Origem do calendário judaico Criado há mais de 3 mil anos, o calendário judaico tem sua origem em histórias religiosas. Segundo a crença judaica, a lua nova do mês Nissan (correspondente a março/abril) teria sido apontada por Deus a Moisés pouco tempo antes da saída dos escravos hebreus do Egito.
Assim, ficou decidido a seguinte estrutura: a data da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera/outono.
No calendário judaico o dia de hoje é Tisha B'av, o 9°dia do mês Av, que é marcado por dois tristes acontecimentos históricos: a destruição do 1º e do 2º Templo em Jerusalém.
Os judeus separavam o dia em duas partes: a primeira parte correspondia ao dia claro, e era contado desde o nascer do sol (por volta das 6 da manhã), até o pôr-do-sol (por volta das 18 horas), portanto, tinha 12 horas. Já a noite, era contada das 18 horas até as 6 da manhã do dia seguinte. ... Segunda hora = 8 da manhã
No início da primavera e do outono, cada hora tem aproximadamente 60 minutos....
A noite era dividida em quatro vigíliae (vigílias) de aproximadamente 3 horas cada: prima vigilia: do por do sol até as 9 horas. secunda vigilia: das 9 horas à meia-noite. tertia vigilia: de zero hora às 3 horas.
Vigília é a ação de não dormir durante a noite. ... No âmbito bíblico, como dito, as vigílias costumam acontecer antes de festas litúrgicas importantes, como a Ressurreição de Jesus Cristo, por exemplo. Nestes casos, é comum que ocorram vigílias de oração, onde os fiéis passam a madrugada rezando em conjunto.
No contexto bíblico, a vigília é o ato de permanecer acordado durante a noite e em oração. As vigílias são feitas comumente nas vésperas da comemorações de datas religiosas. Nas vigílias, os fiéis costumam passar a noite em oração; e é também comum que busquem uma ênfase em temas específicos na sua oração.
Vigília (do latim vigilia, "guarda" ou "vigia") é um estado ordinário de consciência, complementar ao estado de sono, ocorrente no ser humano e em outros seres vivos, em que há máxima ou plena manifestação da actividade perceptivo-sensorial e motora voluntária.
Uma vigília é um encontro de pessoas que se juntam para orar e agradecer a Deus, podendo ser realizada em igrejas, casas ou locais públicos. Porém, as vigílias acontecem, em geral, durante a madrugada.
Venha conosco!
Reza a tradição eclesial que a Vigília de Pentecostes é uma das mais especiais celebrações da nossa Igreja. Como na vigília pascal, administrava-se o batismo, unido à crisma. ... Isto aconteceu de forma sensível no Cenáculo, enquanto todos estavam reunidos em oração com Maria, Virgem Mãe.
Diga, por exemplo: “Querido Deus”, “Pai Celestial”, “Jeová” ou qualquer outro nome que faça referência a ele. Se preferir, ore a Jesus. Reconheça a grandeza do Senhor. Quem tem fé em Deus, acredita que ele é o criador do mundo e de toda a vida que nele há.
No início, suplique o Espírito Santo junto com os outros participantes. Peça a graça da renovação dos dons do Espírito Santo. Depois, vale a pena louvar com músicas que todos possam cantar. Em seguida, deve-se conduzir um momento de oração preparando o coração dos participantes para a formação que virá logo em seguida.
Como Orar a Deus
Considere iniciar com alguns minutos de silêncio e meditação. Um curto período em silêncio pode ajudar as pessoas a se conectarem com Deus. Incentive os participantes a se concentrarem completamente no Senhor durante este tempo. O grupo pode cantar dois ou três hinos antes das orações.
Quem recebe o dom para exercer esse ministério deve colocar-se na presença de Deus sempre que for chamado a servir, e pedir, humilde e verdadeiramente, que Deus lhe dê a graça de ser Seu canal. Não podemos cair na tentação de fazer só “da maneira que já sabemos”.