Avaliação de imóveis online e gratuita
Conheça 5 dicas sobre como avaliar um imóvel
Como descobrir quanto vale o seu imóvel
5 passos para uma Avaliação de Imóvel Urbano
O corretor de imóveis realiza a Avaliação Imobiliária para precisar o valor de mercado de um imóvel e emite um Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM). Contudo, não são todos os corretores que podem despachar esse documento. Apenas os que possuem formação podem fazê-lo.
5- Taxa de avaliação do imóvel A tarifa é cobrada pelo banco para fazer a vistoria da propriedade antes de conceder o crédito. O seu valor é fixado pela instituição financeira.
“Quem tem a obrigação de pagar as despesas cartorárias é sempre o comprador. A pessoa que está adquirindo o imóvel vai ter os gastos com o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), o registro e a escritura”, afirma o advogado Rodrigo Karpat, especialista em direito imobiliário.
Bianca, o pagamento da vistoria do engenheiro da CEF, sempre será da responsabilidade do comprador. Independente se sua compra está sendo realizada diretamente com o vendedor ou se a imobiliária está intermediando o processo. Se a vistoria foi agendada, é porque seu financiamento foi aprovado.
O comprador paga uma taxa, que é calculada com base em uma tabela de tarifas do banco. De acordo com a Caixa, a vistoria de imóvel é necessária para que o banco verifique se o imóvel atende às condições de enquadramento e garantia do financiamento.
A Caixa recomenda que você destine 5% do valor do imóvel para pagamentos de taxas e impostos, como o ITBI o que é o imposto pago na prefeitura para transferência do imóvel, a escritura e registro do imóvel no cartório de registro civil, entre outras despesas destinadas a documentação do imóvel.
O prazo para entrega do laudo de avaliação é de até 15 dias. Com isso, a aprovação final do financiamento leva entre 20 a 30 dias.
Arquitetos e engenheiros são os profissionais habilitados para fazer um laudo de vistoria de imóvel. No caso de locação intermediada pela imobiliária, o documento é emitido pela própria empresa. Já ao comprar um imóvel novo, o morador deve contratar uma a vistoria até 6 meses após a entrega da chave.
Assim, é justo que a cobrança de uma vistoria seja em torno de 10% do valor do aluguel, ou seja, R$ 150,00. Para obter o valor de venda do imóvel, basta pesquisar em sites de compra e venda de imóveis, qual a média do valor pedido para imóveis com as mesmas características na mesma região.
Como deve ser feita a vistoria de imóveis? A vistoria deverá ser realizada durante o dia, de preferência, ensolarado, para iluminar adequadamente todos os cômodos do imóvel, podendo detectar possíveis problemas. É necessário abrir e fechar todas as janelas e portas para verificar se estão funcionando normalmente.
1 – Leia com atenção a vistoria de entrada As imobiliárias normalmente colocam um prazo para a pessoa contestar a vistoria do imóvel. Notificar a imobiliária e acrescentar informações que não constam no laudo, como pequenos defeitos, é uma atitude importante.
Para evitar permanecer em um contrato contra a sua vontade, acarretando ônus, o locatário deverá propor uma ação de consignação de chaves, que seria o depósito judicial das chaves, alegando que não houve justa recusa e que esta deve ser provada por escrito ou através de testemunhas.
Quando é realizada a vistoria de saída? Assim que o inquilino faz a entrega das chaves na imobiliária, fica estabelecido um prazo de até dois dias úteis para a realização da vistoria de encerramento. As vistorias de entrada e saída são essenciais para evitar quaisquer conflitos no momento de devolver o imóvel.
A vistoria de um imóvel serve para verificar em quais condições o imóvel foi entregue ao locatário, atestando que ele deve ser devolvido da mesma forma para o proprietário ao fim do contrato.
A vistoria de imóvel, por exemplo, é indispensável para atestar as condições de habitação de um ambiente antes que ele seja entregue ao futuro inquilino. Tal procedimento evita prejuízos e problemas entre inquilino e locatário. Em geral, a vistoria imobiliária considera a infraestrutura do imóvel.
O laudo de vistoria é um documento necessário que registra informações a respeito do estado de conservação do imóvel em caso de negociação para aluguel.
A Caixa avaliará também as condições físicas do imóvel. Uma das etapas que antecedem a liberação do financiamento é a vistoria, quando um engenheiro da Caixa verifica as condições do imóvel e avalia, além do valor de mercado, se ele reúne condições para ser utilizado como garantia.
Taxa de vistoria do imóvel O pagamento é realizado para o banco, e a taxa fica em torno de R$2.
4 - Liberação do crédito e conclusão do processo Finalizada todas as etapas acima o comprador deve encaminhar uma via do contrato registrado no cartório à instituição financeira para que o valor seja liberado para o vendedor. Esse processo dura em média de 5 a 10 dias úteis após o recebimento do documento registrado.
Segundo a Associação Brasileira das entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), o tempo médio para liberação do financiamento nos bancos é de 40 dias.
Após você devolver ao Itaú o contrato assinado e registrado junto com a matrícula do imóvel atualizada, o crédito será liberado em até 5 dias úteis diretamente na conta do vendedor.
8 – Liberação de valores A liberação de valores significa o depósito do banco na conta do vendedor. O depósito costuma ser feito em até 5 dias úteis após a o registro do contrato e será pago com correção de juros da poupança.
Como fazer?
Após a avaliação do imóvel, que dura em média 15 dias, há a liberação do financiamento. Nesse momento, o banco informa definitivamente qual é o valor das parcelas, taxas de juros e demais informações sobre a assinatura do contrato.
Basta manter o valor que deseja amortizar na conta que você utiliza para pagar o financiamento e solicitar a amortização ao seu gerente. Quer vender o seu imóvel financiado? Não tem problema. No Banco do Brasil você tem todas as informações para vender seu imóvel sem dor de cabeça.