Para compensar a pouca potência disponível, alguns usaram o artifício de aumentar as potências de seus tratores, utilizando-se de turbo compressores e intercooler.
Os veículos podem ser classificados quanto à: Tração: é a força que o veículo necessita para se movimentar. Espécie: são os tipos de veículos de acordo com os usos e carga. Categoria: indica a finalidade do veículo.
96 faz a classificação dos veículos, e dentre tais classificações está aquela em relação à 'Categoria'. Ela que nos indica ou a propriedade ou a finalidade para qual se destina o veículo, podendo ser oficial, representação diplomática ou consular, particular, de aluguel e de aprendizagem.
É o procedimento de mudança da categoria do veículo (particular, aluguel, oficial).
Particular - quando o veículo é utilizado para fins particulares (placa cinza). O procedimento resulta na emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) e na substituição das placas (retirada da antiga placa e substituição pela nova, de categoria diferente).
Exercício: aqui, indica-se o último ano em que o último licenciamento foi realizado. Pode ser que o ano indicado seja diferente do ano atual sem indicar atrasos, dependendo do final da placa do veículo.
Realizar os procedimentos de emissão do CRV descritos no portal do Detran; procurar uma das empresas estampadoras credenciadas pelo órgão; realizar a aquisição da respectiva placa, bem como do serviço de fixação, que será – no estado – realizado pela mesma empresa estampadora credenciada.
O proprietário do veículo deve ir ao banco conveniado ao Detran que disponibilize o serviço de licenciamento eletrônico. Por esse sistema, não há necessidade de se ter nenhum formulário de recolhimento, apenas o número do Renavam.
Caso proprietário do veículo compareça no Poupatempo para emitir o licenciamento, deverá levar os seguintes documentos: Documento de Identificação Pessoal original (pode ser RG, RNE, Protocolo de Refúgio, CNH ou PPD, Passaporte, CTPS, documento de identidade de conselho ou órgão de classe etc.);
Para dar entrada no processo para emissão anual do licenciamento de veículo é necessário ter em mão alguns documentos:
1) O primeiro passo é que o proprietário do veículo baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play.
Em um banco conveniado ao Detran. SP, caixa eletrônico ou internet banking, informe o número do Renavam do veículo para pagar a taxa do licenciamento e outros débitos, se houver.
Para retirar o documento, o proprietário deve comparecer ao Detran, no Setor de Licenciamento, das 8 às 17 horas, munido com os comprovantes das taxas pagas e do documento do ano anterior. Se o veículo estiver registrado fora da Capital, deverá ir à Ciretran do município onde o veículo está cadastrado.
Conforme a decisão estabelecida a partir de 08 de maio de 2020, a emissão do Documento do Veículo 2021 poderá ser efetuada totalmente por meios digitais. Em primeiro lugar, é preciso efetuar o pagamento da taxa de licenciamento nos sistemas de bancos.