COMO FAZER COSTELA DE RIPA: Leve a churrasqueira em fogo médio, com os ossos voltados para a brasa, em uma altura de 70 a 90 cm. Para defumar. Depois embrulhe-a no papel alumínio, com o lado brilhante voltado para a peça. Retorne para churrasqueira na mesma altura e com a mesma brasa média por 3 a 4 horas.
Ao preparar o assado de tiras, o ideal é utilizar uma grelha sobre as brasas bem quentes, mas sem chamas. Deixe a carne descansar por cerca de 5 minutos em frente à churrasqueira após retirá-la do pacote. Passado esse tempo, salgue as tiras de costela com o sal grosso apenas salpicando a carne.
A Costela Ripa é parte de cima do boi junto ao dorso (parte superior da caixa torácica) , tem ossos maiores e mais largos e estão todos na transversal. ... A Costela Ponta de Agulha ou Minga sai da parte inferior da caixa torácica, é formada por ossos mais finos e muitas cartilagens, muito entremeada de gordura e carnes.
“É a nata da costela: saborosa, carnuda e fácil de assar”, afirma o chef, que recomenda temperar com bastante sal grosso uns 10 minutos antes de ir para a grelha. A peça deve ficar a cerca de 70-90 cm de distância da brasa, em fogo médio, com os ossos para baixo. Demora de 2h30 a 3 horas para ficar pronta.
Com o dedo da outra mão, sinta a região do músculo abaixo do polegar. Ele estará na consistência da carne mal passada. Ao encostar o dedo médio no polegar a consistência é da carne ao ponto, e com o anelar, mais para bem passada. Aí é só apalpar a carne, com cuidado para não se queimar, e verificar o ponto.
Coloquem o carvão em cima da grelha; depois acendam a fogueira por baixo (pinhas e pequenos galhos); alimentem essa fogueira de forma a atingir com força o carvão. NÃO PRECISAM DE ALCOOL. Em 10m têm o carvão prontinho para grelhar, basta virar o carvão em brasa para baixo da grelha e começar a por carne!
7 dicas de como assar carne na churrasqueira do jeito certo
O tipo de tempero é o segredo para fazer uma carne assada suculenta e saborosa. ... Além disso, outro truque é furar a carne diversas vezes com uma faca para que o tempero penetre e a carne fique saborosa por inteiro.
Carnes assadas podem ser congeladas inteiras ou fatiadas. O molho deve ficar à parte no caso de peças inteiras assadas. Almôndegas podem ser congeladas fritas, com ou sem molho. Bifes à milanesa podem ir para o congelador empanados e serem descongelados direto na fritura ou no forno.
Então sempre que você assar ou grelhar uma carne, antes de consumir embrulhe ela em papel alumínio, para manter a temperatura enquanto ela repousa.
Armazene a carne cozida na geladeira ou no congelador. Ela pode ficar na geladeira por sete dias sem problemas. Se vai levar mais tempo para consumi-la, congele-a por até oito meses.
3 meses
Na geladeira, a conservação é por até quatro dias desde que seja preparado da maneira mais higiênica possível e conservado em vasilhame tampado.