Não são plágios: 5) Descrever com suas palavras o trecho do livro citando a referência: forma correta de agir durante a redação de um trabalho; Exemplo: Segundo Slack (2002), qualquer organização que tenha como função a produção de bens ou serviços orienta a mesma por meio de uma administração de produção.
É copiar, palavra por palavra, sem fazer alterações, uma obra ou um trecho dela e não apresentar a fonte original do texto. Parafrasear (ou seja, falar a mesma coisa sendo que com outras palavras) a maior parte das ideias de um texto, sem acrescentar conteúdo próprio, também é plágio.
O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, con- ceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.
Para analisar o nível de semelhança dos conteúdos, clique no link "Visualizar" (Figura 2) ou no link na tabela a esquerda do relatório (Figura 3). O sistema mostrará o relatório detalhado de comparação entre o arquivo de entrada e um arquivo candidato conforme ilustrado na Figura 4.
A partir da versão 1.
Conheça cinco programas grátis para detectar plágio
Verificadores de plágio online gratuitos
Para baixar o CopySpider, o usuário deve acessar o site e realizar um cadastro. Além de informações como nome e e-mail, é necessário também indicar o perfil do usuário, se é professor ou estudante, e a instituição a qual está veiculado. Após esse primeiro processo, já é possível realizar o download do programa.
Caso você tenha uma versão anterior instalada, poderá atualizar utilizando a opção no menu: Ajuda->Verificar atualizações. Importante: é necessário que o seu computador tenha a versão mais recente do Java, que pode ser baixado aqui. Veja um vídeo de demonstração do CopySpider aqui.
Plagium é muito fácil de usar. Basta seguir os passos:
Ao receber um documento de entrada para ser testado, o CopySpider analisa todo o documento e cria uma estrutura de dados com informações relevantes e que serão utilizadas no processo de busca por documentos semelhantes. Esta técnica de análise recebe o nome de fingerprinting.
O Plagius funciona como um robô: ele quebra o texto da análise em frases, e envia estas frases para diversos motores de busca (Bing, Google e outros 30+) de forma automatizada e quando algum destes sites de busca retorna um resultado, o percentual de suspeitas é atualizado.