Há uma maior concentração de íons potássio dentro da célula do que fora dela. Cada íon potássio (de cada lado da membrana) é equilibrado por um ânion, então o sistema é neutro como um todo. ... O movimento de íons K+ pelo gradiente de concentração cria um desequilíbrio de carga através da membrana.
Osmolalidade refere-se ao número de partículas osmoticamente ativas de soluto presentes em um quilograma do solvente. A osmolalidade de uma solução aumenta à medida que a concentração de solutos na solução aumenta. Desidratação, diabetes e ingestão de álcool aumentam a osmolalidade sérica.
A osmolaridade de uma solução pode ser dada como a soma de (yi)(ni)(Ci), onde "yi" é o coeficiente osmótico do soluto "i"; "n" é o número de partículas na qual o soluto "i" se dissocia e "Ci" é a molaridade do soluto "i"./span>
Segundo essa óptica, devemos considerar que a osmolaridade urinária é uma medida de concentração e é igual ao número de partículas dissolvidas na urina dividido pelo volume urinário, ou seja, Uosm = carga osmótica (mOsm)/Volume de urina (L ou Kg).
Osmolalidade sanguínea é fundamentalmente a dosagem de sódio dissolvido no soro. Sódio é o principal eletrólito no sangue, urina e fezes. Ele funciona com o potássio, cloreto e CO2 (na forma de bicarbonato) para a manutenção da neutralidade elétrica no organismo e o equilíbrio ácido-base./span>