Substituição pode ser feita apenas se um ponto foi marcado e deve ser feita antes do reinicio do jogo. O número de substituições é ilimitado. Se a regra 4.
Apenas o goleiro pode entrar na área de gol. Quando um jogador de linha toca com qualquer parte do seu corpo a linha que delimita a área de gol, está caracterizada a invasão.
Somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O atacante que penetra essa área é punido com um tiro livre; se for propositadamente e não tiver a posse da bola, será dado lance livre.
Em uma partida de Handebol, o tiro de sete metros é considerado a infração máxima que pode ocorrer. ... O tiro de sete metros deverá ser executado pelo jogador em até seis segundos. Após o apito do árbitro, o jogador não poderá bater a bola no chão. Se o fizer, o tiro será considerado cobrado.
O tiro de 7 metros deve ser arremessado sem barreira ou impedimentos, estando apenas o goleiro à frente do gol. No ato do arremesso, o atacante não pode retirar o pé do solo, nem ultrapassar a marca dos 7 metros. Caso alguma dessas faltas seja notada, o tiro é anulado e a posse da bola passa para o time defensor.
O tiro de 7 metros, também conhecido como pênalti, é concedido quando uma clara situação de gol for impedida de forma irregular, em qualquer lugar da quadra, por um jogador da equipe adversária.
A linha de 9 metros, também chamada de linha de tiro livre, pois é ali que deve ser cobrado o tiro livro quando o adversário comete uma falta leve. Durante a cobrança, nenhum jogador do time que está atacando pode atravessar a linha até que a bola esteja novamente em jogo.
A linha de limitação do goleiro (linha de 4 metros) é uma linha de 15 cm de comprimento, marcada diretamente a frente de cada baliza. Ela é paralela à linha de gol, a uma distância de 4 metros (medidos desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha de 4 metros); (ver fig. 1).