O curso de Nutrição é do tipo bacharelado e tem duração média de quatro anos. É uma formação multidisciplinar que apresenta matérias como Anatomia, Fisiologia e Bioquímica, além de disciplinas específicas ligadas à Nutrição, como Dietética, Avaliação Nutricional e Composição de Alimentos, entre outras.
A atuação do nutricionista nas diferentes áreas do Sistema Único de Saúde (SUS) vem sendo ampliada e também tem se tornado mais complexa diante do quadro epidemiológico da população brasileira e da diversificação dos pontos da Rede de Atenção à Saúde que ofertam atenção nutricional.
Consultoria em Nutrição - serviço realizado por Nutricionista habilitado que abrange o exame e emissão de parecer sobre assunto relacionado à área de alimentação e nutrição humana, com prazo determinado, sem, no entanto, assumir a responsabilidade técnica.
É vedado ao nutricionista fazer publicidade ou propaganda em meios de comunicação com fins comerciais, de marcas de produtos alimentícios, suplementos nutricionais, fitoterápicos, utensílios, equipamentos, serviços ou nomes de empresas ou indústrias ligadas às atividades de alimentação e nutrição.”
II) Para atuar como consultor de alimentos, é preciso ter formação na área. É preferencial que se tenha em mãos o registro no Conselho (carteira profissional). A área de formação deve contemplar todas as competências do consultor.
Consultor de vendas da indústria alimentícia O consultor deve ter um bom conhecimento de gastronomia para apresentar soluções mais práticas, mas não necessariamente precisa conhecer a rotina da cozinha industrial, embora isso possa ser um diferencial: saber os problemas ajuda a proporcionar melhores soluções.
Esse profissional pode atuar em confeitarias; em empresas de fiscalização sanitária; indústrias; escolas; hospitais e hotéis. Também tem a possibilidade de ser um consultor, auxiliando bares e restaurantes na elaboração dos cardápios, mudança de layout, escolha de fornecedores, entre outras funções.
Consultoria para restaurante: 7 dicas para um gerenciamento eficiente
Neste artigo, abordaremos 7 áreas de atuação dos gastrônomos....As principais áreas da Gastronomia
O gastrólogo é alguém com graduação em Gastronomia, enquanto o gastrônomo pode ser uma pessoa ligada ao ramo gastronômico e à culinária (inclusive com cursos livres e profissionalizantes), no entanto, sem a graduação na área.
Chef de cozinha O chef certamente é a ocupação mais conhecida dentro da área de Gastronomia. Os chefs são responsáveis pela cozinha dos estabelecimentos e comandam todo o processo de preparação dos alimentos. Além disso, coordenam a equipe de cozinheiros e criam os pratos mais importantes ou de mais difícil preparo.
As duas graduações são muito parecidas. A principal diferença entre elas é que o curso tecnológico é mais focado na prática de preparo e manuseio de alimentos, enquanto o bacharelado possui uma abordagem mais ampla, com mais disciplinas teóricas e de gestão de empreendimentos do setor gastronômico.
O curso de Gastronomia capacita os profissionais para gerenciar, operacionalizar e criar, de forma otimizada, rentável e segura, todas as atividades relacionadas ao setor de alimentos e bebidas.
Outra diferença perceptível entre o curso de tecnólogo e o bacharelado é o foco da grade curricular: Bacharelado: tem currículo mais amplo, com disciplinas teóricas e algumas práticas. Tecnólogo: tem currículo mais focado nas necessidades do mercado de trabalho, com mais disciplinas práticas e menos teóricas.
10 Melhores faculdades de Gastronomia do Brasil
Melhores faculdades de Gastronomia segundo o MEC